Friday, March 19, 2010

3º. Encontro Nacional de Ilustração

CARTA DE PARTICIPAÇÃO AO III ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO
S. JOÃO DA MADEIRA 7, 8 E 9 DE OUTUBRO DE 2010

Cara Ilustradora, caro Ilustrador,
Esperamos que tenha começado esta nova década com o pé direito e que 2010 lhe permita pôr pés a caminho, até nós, nas terras da Capital do Calçado. É altura das Princesas da Imagem calçarem os seus Sapatinhos de cristal e dos Príncipes do Desenho entrarem nas suas Botas de sete léguas…
A Junta de Freguesia de S. João da Madeira, congratula-se pela sua adesão ao 3.º Encontro Nacional de Ilustração que decorrerá nos dias 7, 8 e 9 de Outubro de 2010 nesta Cidade e vem, por este meio, dar-lhe mais pormenores da organização prevista. Prepare o seu alforge, muna-se do seu cajado e caminhe connosco numas jornadas que sonhamos com encanto..!
Após uma leitura atenta deste mail, responda com a maior brevidade possível, a todos os itens, de forma a podermos assegurar atempadamente os melhores serviços a todos: artistas, organizadores e participantes.
No seguimento dos contactos telefónicos e/ou por e-mail feitos anteriormente pela comissária do evento, Dr.ª Sylviane Rigolet, confirmamos o convite para participar:
Existem, de facto, várias modalidades de participação:
a) Como artista
Executando 2 pranchas (e não 3 como inicialmente pedido), sobre a temática do calçado, que farão parte de uma exposição que será inaugurada aquando da sessão solene de abertura deste 3.º Encontro Nacional de Ilustração e que se tornará numa exposição itinerante.
Como curiosidade referimos que as exposições dos dois encontros anteriores continuam a sua itinerância, sem cessar desde então, e com reservas para todo o ano corrente e mesmo para 2011!
As mesmas pranchas serão reproduzidas numa agenda-catálogo, de elevada qualidade, comemorativa do evento e que terá o seu lançamento no dia 7 de Outubro de 2010.

Relembramos que as 2 ilustrações deverão ter as dimensões de 25x25cm e que devem vir acompanhadas por um pequeno texto alusivo à narrativa visual nelas contada.
As pranchas serão por nós encaixilhadas.
A entrega do seu trabalho será efectuada em papel e poderá vir também em formato digital para facilitar o trabalho de publicação. Mas se esta versão não lhe for possível, trataremos profissionalmente as suas imagens de modo a procedermos à sua publicação.
O prazo máximo para a entrega das 2 pranchas é o dia 15 de Maio de 2010, nesta Junta de Freguesia sita no Edifício Fórum Municipal – Av. Da Liberdade, 354 – 3700-163 S. João da Madeira.
Caminhar por vales e por montes permite refrescar a vista a cada curva da paisagem…
Assim, uma vez iniciada esta sua/nossa viagem, poderá ainda participar:
b) Como orador
Participar como conferencista, embora possa assustar alguns viajantes, é uma forma de partilhar um pedaço do caminho. Obstáculos diversos, trilhos desconhecidos, mapas incompletos… tornam-se, então, mais fáceis de decifrar e vencer por as rotas se encontrarem mais navegáveis. Juntos teremos mais hipóteses de alcançarmos descobertas e propor maravilhas dignas das mil e uma noites!
Pense numa preocupação ou num assunto que queira compartilhar e ao qual atribuirá um título. Ser-lhe-á facultado o tempo necessário à sua apresentação que convém ser ilustrada. (É que os que não fazem a viagem gostarão de receber postais ilustrando o seu diário de bordo!)
c) Como animador de ateliers
Terá a oportunidade de orientar oficinas com dois tipos de público:
- Nas escolas da Cidade
Das crianças da pré-primária aos estudantes da escola secundária, todos os discentes e docentes da cidade estão interessados em participar de alguma forma nos EEncontros de Ilustração. Assim, se estiver interessada/o em orientar uma ou mais oficinas – com a duração de 90 minutos cada - deverá especificar:
· o/s dia/s em que está disponível (7.10.10 e/ou 8.10.10) para as realizar;
· as idades com as quais pretende trabalhar;
· os materiais específicos necessários a sua realização (a Junta de Freguesia disponibilizará os materiais para o efeito).
De notar que estas oficinas serão preparadas antecipadamente pelos docentes em função da Ilustradora ou do Ilustrador que lhe for atribuída/o e do conjunto da sua obra. Esta preparação faz parte de um processo de sensibilização e de formação que pretendemos activo e envolvido.
- No Centro Empresarial e Tecnológico
· Existe igualmente a possibilidade de orientar oficinas de ilustração durante o sábado de tarde, dia 9.10.10. Estas oficinas estão destinadas aos participantes do público em geral e terão o número máximo de 15 participantes cada uma. Deverá especificar os materiais necessários à sua realização (a Junta de Freguesia disponibilizará os materiais para o efeito).

d) Com o lançamento de uma obra
Porque não fazer culminar a nossa partilha por um lançamento de uma obra ilustrada por si ou da sua autoria? Outubro é um excelente mês para preparar as compras natalícias… Um livro autografado tem mais valor ainda… E, nos encontros anteriores, o público encheu sempre a sala. Por isso, gostaríamos de convidar as editoras a estarem presentes não só na Feira do Livro especializado que decorre durante os 3 dias do Encontro, mas também com a presença do Editor: o público aprecia bastante estas possibilidades de um face-à-face com este mundo normalmente invisível aos seus olhos. Quanto às/aos ilustradoras/es, torna-se sempre interessante e frutuoso ter a oportunidade de contactar com um leque diversificado de casas de edição reunidas para um mesmo propósito.

Para efeitos de preparação das oficinas, apresentação dos conferencistas, organização da feira do livro especializado e publicação da agenda, precisamos ainda dos seguintes dados que serão publicados na agenda:
· algumas notas biográficas mais significativas do seu curriculum;
· foto actualizada,;
· endereço (correio normal e/ou electrónico);
· lista das obras ilustradas por si.
Seria um prazer se pudesse participar em mais do que uma destas modalidades. E porque uma viagem por mar avia-se em terra, gostaríamos que nos transmitisse, com a maior brevidade, as suas opções.
Mais informamos que, durante o evento, estão assegurados:

Alojamento no Hotel WR**** durante a sua permanência no evento. É favor informar, logo que possível, as noites pretendidas e a presença ou não de acompanhante – o qual beneficiará de um largo desconto. (Para os ilustradores que necessitarem)
· Noite de 6 para 7 – uma ou duas pessoas
· Noite de 7 para 8 – uma ou duas pessoas
· Noite de 8 para 9 – uma ou duas pessoas
Todas as refeições durante a sua estadia.
Os materiais necessários à realização das suas oficinas.
O transporte do hotel para os vários locais do evento, bem como da e até à estação da CP de Aveiro ou Gaia, caso não se deslocar com viatura própria.
A participação em visitas guiadas a pontos de interesse, tais como, entre outros: Museu da Chapelaria; FEPSA – Fábrica de chapéus; VIARCO – única fábrica de lápis da Península Ibérica; Cartonagem TRINDADE – fábrica de embalagens várias vezes premiada; Diversas Fábricas de Calçado de Homem e de Mulher; etc.
Asseguramos igualmente o pagamento de:
Orientação de oficinas nas escolas de 50€ para 90’.
Orientação de oficinas de 2h30 com o público adulto no sábado de tarde: 90€.
Comparticipação para transporte:
De Lisboa = 50€
Do Norte = 20€

Esta Junta de Freguesia reserva-se o direito de utilizar as fotos das ilustrações para:
· Publicar a agenda-catálogo;
· Publicitar o evento no seu portal, em revistas e jornais e, eventualmente, na T.V.;
· Expor de forma itinerante e gratuitamente, nos vários espaços culturais do país e ilhas que nos solicitem, a exposição das obras sobre a temática deste III Encontro, O Calçado, contribuindo dessa forma para a divulgação da ilustração e dos seus artistas;
· Elaborar um CD como “memória” em suporte digital, de todo o evento.

Embora tenhamos noção da extensão deste e-mail e das suas exigências, consideramos a obtenção destes dados imprescindível a uma boa organização do evento... e para ninguém ficar com pedras no sapato!
Votos de uma boa caminhada até às Terras do Calçado e dos Chapéus, dos Lápis e das Belas Caixas: cá a/o esperamos cordialmente

O Presidente da Junta de Freguesia
(Carlos Manuel da Silva Coelho)

AGRADECEMOS RESPOSTA ATÉ 15 DE ABRIL DE 2010.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?