Thursday, October 29, 2009

AGIM SULAJ - Prémio AmadoraCartoon 09 (nos Recreios da Amadora) - 20º Fest. Int. BD da Amadora

Por: Osvaldo Macedo de Sousa
O artista não é fruto de uma escola, de uma universidade, mas da vida, da cultura que inala, da sociedade que o envolve, acarinha ou rejeita. Por tudo isso, a Arte não é só jeitinho técnico, opções estéticas, opções de marketing de sobrevivência mas, fundamentalmente, a estrutura anímica, na amálgama do inconsciente com a educação sócio-cultural.
Agim Sulaj é albanês, vivendo o seu primeiro quarto de século nesse país de fracos recursos económicos e um regime socialista especial. O realismo-socialista era um ideal estético do regime, e o humorismo uma arma desenvolvida contra as agressões exteriores.
Sulaj desenvolveria o hiper-realismo como opção estética da sua pintura, numa vertente de reportagem das suas gentes, dos seus costumes. O humanismo é a sua alma estética, é a sua filosofia humorística, o seu grito irónico contra as adversidades da sobrevivência humana. É um artista que não ri, antes mantêm um eterno sorriso para a vida, com optimismo numa analise sórdida da solidão, da pobreza, do desespero das migrações económicas ou anímicas, dos racismos sociais e económicos… Os seus cartoons são obras pungentes de humanidade, de humanismo, de filosofia irónica que nos obrigam a sorrir do que nos envergonha, do lado negro do Homem, despertando a consciência para a realidade. É o humor, na sua essência, que nos obriga a pensar, que nos obriga a chorar entre os sorrisos, que queima a alma sensível de quem ainda mantêm dentro de si alguma humanidade.

Sulaj é um ARTISTA, um FILÓSOFO, um HUMORISTA que tem fascinado o mundo com a sua obra, que não necessita de palavras, já que elas dizem tudo o que há para dizer sobre ele.
AGIM SULAJ, albanês que nasceu em Tirana (1960), cidade onde se graduou em Belas Artes e onde começou a conquistar os primeiros prémios, dos 27 já conquistados.

Dividindo-se entre a pintura, a ilustração e o cartoonismo, os seus primeiros prémios (1979, 82 e 84) abrangeram o seu trabalho satírico. A sua primeira internacionalização aconteceu em 1988 com o 1º Prémio no Concurso "O Homem e o Ambiente" em Seres (Grecia), e com a sua primeira exposição fora da Albânia no Museu Nacional Grego "Ali Pascia". Desde aí tem expostos regularmente em Itália (principalmente em Rimini para onde foi viver), na Albânia, Kosovo, Hungria…

As suas obras já foram premiadas em Festivais na Turquia (Prémio Especial Aydin Dogan – Ancara, P. Esp. "Nasradin Hodja" – Istanbul, 1º Prémio Bursa, Izmir), Itália (1º P. e P. Esp. no "Eurohumor", P. Esp. em Tolentino, Grande Prémio Torino), Bélgica (P.Esp. European Cartoon, P. Esp. Kruishoutem, G.P. Stampa Europea), Kosovo (G. P.), França (1º P. TOURCOING), Espanha (2º P. Tobozo - Toledo), Alemanha (Stuttgart Award, P. Esp. Aachen), China (1º P. - Beijing), Irão (M. H. Teheran), Síria (P. Esp. Damasco), Portugal (1º P. Penela, P. Esp. PortoCartoon), Bulgária (G. P. Gabrovo), Polónia (P. Esp. Zielona Gora)… Tem sido membro de Júri de Festivais Internacionais como Cuneo, Fano (Italia), "Black Cat" - Baku (Azerbaijan), “Don Quixote - "World Languages" (Alemanha), Bursa (Turquia), Budapest (Hungria). Está representado no Museu Norman Rockwell em Stockbridge (USA), Gabrovo (Bulgária)…



Em 2009 é homenageado em Portugal no XX FIBDA com o Prémio AmadoraCartoon 09


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?