Saturday, May 02, 2009

"A Liberdade é um Risco" - Cartoon e debate 3 de Maio - organização conjunta da Amnistia Internacional - Portugal e da FecoPortugal

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que decorre no próximo domingo 3 de Maio, é assinalado em Lisboa com uma exposição internacional de cartoons com organização conjunta da Amnistia Internacional - Portugal e da FecoPortugal - Associação de Cartoonistas.
O título da iniciativa, "A Liberdade é um Risco", foi o tema para o convite endereçado à generalidade dos cartoonistas de todo o mundo no sentido de que dessem a sua visão do assunto, aliás premente. E foram 203 os humoristas gráficos que, a partir de 52 países, enviaram 438 cartoons que proporcionaram ao Júri a difícil selecção de 142 trabalhos para a exposição.

No conjunto, podem apreciar-se lado a lado trabalhos de profissionais consagrados e outros que indiciam serem obra de iniciados na actividade. A esse factor enriquecedor da mostra, acresce também a diversidade de origem geográfica dos desenhos, uns vindos de países ocidentais de produção mais conhecida, outros - muitos - de países emergentes no panorama internacional. Todos eles reflectindo, afinal, as realidades das suas terras, os anseios das suas gentes, tão diferentes entre si mas tão identificados no que é essencial: a vontade de cultivar o valor supremo da Liberdade. De Imprensa, neste caso particular.
Este Dia, 3 de Maio, é instituído pelas Nações Unidas para celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para defender os meios de comunicação de ataques à sua independência e é também um tributo aos jornalistas que perderam a vida no exercício da profissão. Tudo isto será tema para uma tertúlia a ter lugar no espaço da exposição, nesta data de inauguração, que iniciará com um recital pelo cantor Manuel Freire, cujo repertório apela à necessidade de concretização do sonho, para que cada utopia se transforme em realidade.
Osvaldo de Sousa, historiador da Caricatura portuguesa, apresentará resumidamente uma panorâmica histórica da falta de liberdade com que se têm debatido os cartoonistas, desde o passado até à actualidade. E nessa linha prosseguirá o debate.
A exposição decorrerá de 3 a 30 Maio.

Tertúlia “Liberdade de Imprensa”
Data e hora: 3 de Maio às 16h30
Local: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras (Lisboa)
(Abre com um Recital de cerca de 30 minutos, pelo cantor Manuel Freire)
Exposição “A Liberdade é um Risco”
Data: 3 a 30 de Maio
Local: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras (Lisboa - Metro Telheiras)

Para comentários:
Amnistia Internacional - Pedro Krupenski, Director Executivo, 918 502 502
FecoPortugal - Zé Oliveira, Presidente da Direcção, 966 303 379


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?