Thursday, May 14, 2009

FECO - Federation of Cartoonists Organization tem nova equipa dirigente

Acaba de nos chegar a notícia (http://fecoportugal.blogspot.com/) da passagem de testemunho na cúpula da FECO - Federation of Cartoonists Organization. Dos cinco membros da Direcção, dois entram de novo e um deles é português: Carlos Brito, radicado em França desde os anos sessenta (ver entrevista com ele em link mais abaixo), que assume um dos cargos de vice-Presidente. Outro nome novo é Bernard Bouton, Secretário.
A equipa completa vem identificada acima.

As palavras de Marlene Pohle "Chegando já ao final da minha presidência geral da FECO, quero deixar claro quais foram as intenções que me moveram e quais são as que creio que conseguimos atingir.
As intenções que me moveram a aceitar esta responsabilidade foram, antes de tudo - e continuam sendo - tentar dar ao desenho de humor o lugar que lhe corresponde no panorama da arte e do jornalismo. Logo dedicar o tempo que for preciso a favor da defesa da liberdade de expressão; tentar edificar uma ponte de comunicação e camaradagem entre povos.
E last but not least a ampliação de contactos com as mulheres desenhadoras que lutam por abrir um caminho nesta actividade que não queremos mais se tome por eminentemente masculina.
Estou perfeitamente consciente de que em vários sentidos conseguimos esta série de aberturas, sobretudo com a criação do nosso sitio web (www.fecocartoon.com ), que foi largamente discutido e analisado pela nossa equipa respectiva. Hoje podemos apresentar-lhes um sítio dinâmico e atractivo que permite uma maior comunicação e um trabalho interactivo entre os desenhadores de humor.Tentamos melhorar as condições dos concursos de desenhos de humor, tarefa nada fácil, mas para a qual a FECO conta com um regulamento modelo e que está à disposição de toda a instituição que o solicite. Também vemos com agradável surpresa que se está dando cada vez mais importância à qualificação que a FECO outorga aos regulamentos.
Tive a sorte de conhecer famosos desenhadores de humor do mundo inteiro, graças às minhas participações como jurado ou expositora em importantes salões de humor.
Quero exprimir o meu profundo agradecimento aos meus colaboradores em particular e a toda a gente da FECO em geral, pelo trabalho que fizemos em conjunto e em total amizade.
Ficam pendentes muitas ideias e novos desafios, como os de lograr dar um nível ainda mais alto de qualidade profissional tanto a desenhadores como a certames.Para isto me uno à ideia de Barack Obama, de que juntos podemos fazer muitas coisas".
Marlene PohleFECO Vice-presidente geral
Maio de 2009.

Comments:
exmo sr Osvaldo de Sousa chamo-me Fernando Andrade e sou sobrinho dos saudosos Ruy Andrade e Zé Andrade. Sou o gerente da Cabana dos Parodiantes em Salvaterra de Magos e sempre fui interessado na obra dos meus tios. Sendo a Cabana, um café histórico, onde se respira o humor dos Parodiantes e do mundo, organizo uma vez por mês, tertúlias onde convido, o uma personalidade, para falar do seu percurso, da sua vida. Alimento um site e um blog onde tento completar o arquivo sobre a obra dos meus tios em todas as suas variantes. Sei que o Osvaldo cooperou com um projecto relacionado com a Casa do Humor. Gostava que me concedesse uma entrevista ou me fizesse um depoimento por email, sobre a sua experiência nesse projecto que existiu no principio da decada de 90 , peripécias á volta desses momentos e caso tenha fotos ou documentos relacionados com essa sua experiencia, que me pudesse ceder para o arquivo. Desejo. num futuro próximo, fazer um museu dos parodiantes, aqui em Salvaterra.
Abraços. espero pela sua resposta
contacto - cabana.eventos@gmail.com
http://www.cabanadosparodiantes.com
http://amore1cabana.blogspot.com
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?