Friday, January 23, 2009

O Bronkit renasceu – Suplemento humorístico de O Trevim (Lousã) agora porta-voz da FECO Portugal

O BronKit é um suplemento humorístico do Jornal Trevim (Lousã), um jornal com várias décadas de existência que tem sido um porta voz importante da Lousã e da zona centro. A esse projecto tem estado ligado desde quase o seu inicio o jornalista e humorista Zé Oliveira que para além das múltiplas funções jornalísticas, foi o criador de um dos grandes ícones do humor gráfico das últimas décadas do século XX em Portugal – O Broncas.

Não é só O Trevim que muito deve a Zé Oliveira, é a própria Lousã que à muito que já deveria ter homenageado este Homem impar da nossa cultura, como dinamizador, como produtor, como criador cultural. No mínimo uma medalha de ouro de Mérito Cultural da Câmara… Mas isso são politiquices…
O Bronkit nasceu a 11 de Janeiro de 2001 e viveu durante 43 numeros, ou seja até 22 de Julho de 2004. Por razões que da vida interna de O Trevim o Suplemento foi suspenso, tendo renascido agora passados quatro anos e seis meses, agora como porta voz da FECO Portugal, a primeira associação de cartoonistas e artistas gráficos da imprensa que tem como seu Presidente Zé Oliveira (como não podia deixar de ser).
Aqui estão as páginas deste primeiro número da segunda série. A segunda página, por vaidade minha vai transcrita depois para melhor leitura.






Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?