Monday, October 20, 2008

Boris Yefimov o desaparecimento de uma voz da história (1900-2008)

Boris Iefimov, considerado o cartoonista russo mais importante do século XX, morreu no dia 1 de Outubro com 108 anos. O desenhador nasceu Boris Fridland em Kiev, a 28 de Setembro de 1900, o segundo filho de um sapateiro judeu. O seu primeiro cartoon foi publicado em 1916. Estudou Direito em Kiev e trabalhou como jornalista antes de começar a publicar caricaturas em 1919. Depois, mudou-se para Moscovo onde trabalhou para vários jornais influentes, como o Izvestia.
Os seus desenhos abrangem toda a história da União Soviética, desde a revolução de 1917 até à queda do regime em 1991.Iefimov trabalhou sob as ordens de José Estaline, utilizando os seus desenhos como propaganda, primeiro contra os nazis durante a II Guerra Mundial e depois contra os Estados Unidos, nos anos da guerra fria.
Um dos seus desenhos mais famosos é uma caricatura de Hitler, que desenhou com um ar transtornado. Em entrevistas posteriores, Iefimov afirma que o líder do III Reich o teria posto numa lista de figuras soviéticas que seriam enforcadas, quando Moscovo fosse tomada. Em vez disso, foi enviado para os julgamentos de Nuremberga para desenhar os altos dirigentes nazis que foram julgados nesta cidade após o conflito. Há pouco tempo, Iefimov relatou um episódio de 1947, quando Estaline lhe ordenou que desenhasse o general norte-americano Eisenhower a reclamar o Pólo Norte como propriedade dos EUA.
A sua sobrevivência, física e profissional, é impressionante. Em 1998 numa entrevista à Reuters afirmou ter feito coisas contra a sua vontade, mas que recusar teria sido naïf, pois seria morto. O seu irmão, Mikhail Koltsov, foi mandado executar por Estaline. Boris Iefimov caricaturou os dirigentes nazis, que foram julgados em Nuremberga por crimes de guerra.
Escrevia as memórias e ainda produzia desenhos de humor. Faleceu aos 108 anos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?