Sunday, October 21, 2007

Zé Oliveira em Terras de Espanha a representar o Cartoon português.

Zé Oliveira é um dos mais activos cartoonistas portugueses em relações internacionais. Com o seu blog (http://chavedoburaco.blogspot.com) tem mantido sempre uma porta de dialogo entre Portugal e os países Ibero-americanos. Com a sua presença e trabalhos, tem mantido também essa presença pessoal e artística.

Este ano é mais uma vez o representante do humor luso na Muestra de Humor Gráfico de Alcalá de Henares (este ano sob o tema de Traços pela Igualdade). O desenho que aqui apresentamos é o trabalho com que se fez representar na Muestra. As caricaturas que por lá fez ao vivo não podemos apresentar, mas de certeza que são magnificas obras, como sempre. O Programa deste Festival pode ser visto neste blog, umas linhas mais abaixo.

No próximo fim de semana representará não só Portugal, como é O CONVIDADO ESPECIAL do Primeiro Encontro de Caricaturistas em Granada. Como sempre o Zé enche-nos de orgulho pelo reconhecimento que lhe é constantemente reconhecido internacionalmente
Zé Oliveira participa com este cartoon, que representa o dominicano Frei Luís de Gradada, assim chamado por ser natural daquela cidade (1505), filho de um migrante galego de Sárria (Lugo).

Quem foi Luís de Granada - Luís teve de se exilar em Portugal, por ter sido em Espanha um crítico contundente das práticas da Inquisição. Viveu em vários sítios de Portugal, designadamente na Batalha, Pedrógão Grande e Lisboa, onde morreu em Lisboa a 31 de Dezembro de 1588, com 83 anos de idade, tendo vivido 47 em Portugal, onde foi professor e confessor do rei D. João III, da rainha D. Catarina e do cardeal infante D. Henrique.
A frase do cartoon - A frase que consta do cartoon foi realmente pronunciada pelo frade, quando Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha lhe solicitou que divulgasse, no nosso país, as "simpatias" da ocupação filipina. Mas o frade recusou esse apoio, retorquindo com aquela frase. A afirmação é reforçada pelas duas bandeiras, num aproveitamento da coincidência de a bandeira nacional de Portugal e a do município de Granada diferirem essencialmente no facto de terem as mesmas duas cores em posição inversa.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?