Wednesday, November 05, 2008

YES, Barack Obama is the President of USA


Barack Obama por Gogue

Tuesday, November 04, 2008

Zé Oliveira em Alcalá de Henares - Muestra de Humor Gráfico

Foto tirada na Cadena SER com os intervenientes: Régulo, Sergio García González, Nando, Juan García Cerrada, Pedro Sol y Zé Oliveira
Zé Oliveira é o representante de Portugal neste encontro, como é habitual. Está por direito próprio, pela qualidade do seu trabalho gráfico, por ser um dos principais (se não o principal) embaixadores dos cartoonistas portugueses, pena é que a organização não aceite mais portugueses. Onofre Varella tambem tem o seu desenho seleccionado na mostra, mas outros houve que enviaram (trabalhos com qualidade) e como de costume a organização só dá direito a dois desenhos para Portugal!!!!!
Um detallhe desta foto: o Zé Oliveira aparece retratado como "la divinidad" graças a uma casualidade fotográfica... Graças a isso seus colegas humoristas de Alcalá passaram a chamar-lhe: "Zeus Oliveira"...

FIGUEIRA DA FOZ E A CARICATURA

Na ultima semana estive a trabalhar na Figueira da Foz, onde pude ver uma magnifica exposição do Mestre Zé Penicheiro e uma retrospectiva de Mestre Mário Silva. Não eram de humor ou caricatura mas fez-me recordar os seus passados de irreverência e pensar na quantidade de artistas que começaram as suas carreiras através do humor, ou na quantidade de humoristas por esse país fora ignorados pelo grande público, desprezados pela “grande” historia da arte.
Só na Figueira da Foz temos uma meia dúzia de nativos que andaram pela caricatura. Que me recorde temos o genial surrealista Cândido Costa Pinto, a modernista Maria Almira Medina, os costumbristas Zé Penicheiro, Zé Carlos, os contemporâneos Fernando Campos... e quantos outros que infelizmente desconhecemos a sua existência.
A historia do humor regional esta por fazer, por um lado pelo desinteresse dos organismos centrais para com as particularidades das regiões, com o Portugal profundo. Por outro lado pelo desinteresse dos poderes locais em dar voz a estes olhares incómodos do seu quotidiano. Por incrivel que pareça, a imprensa regional pouco valor dá a estes artistas que poderiam ser uma mais valia para as suas publicações. Finalmente a também alguma culpa nos artistas que na sua timidez se fecham em casa e não participam activamente nas poucas iniciativas que se vão realizando no país. Os artistas preocupam-se mais com os prémios do que com as participações, com a oportunidade de mostrarem o seu trabalho.
A FECO Portugal (http://fecoportugal.blogspot.com), recem-criada, poderia ser um óptimo aglutinador de todos estes artistas espalhados pelas cidades, vilas e aldeias deste país. Um artista só cresce com o convívio, com a recusa de trabalhos que ainda não tem qualidade, com as criticas construtivas… Tive saudades de uma boa conversa com o Mestre Zé Penicheiro, recordar os velhos tempos, outros humores desaparecidos e por aparecer... Talvez um dia se consiga realizar uma tertúlia sobre os caricaturistas da Figueira da Foz no Casino e trazer ao vivo muito do humor Figueirense (se calhar já fizeram).

Monday, November 03, 2008

Veja o novo site de Paulo Araújo

http://pauloaraujo.webnode.com/ Jangada de Pedra



Carlos Arroyo y la Caricatura

En Video no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=XUlj_pVDrn8

Saturday, November 01, 2008

Escola do Riso em Coimbra - http://www.escoladoriso.com

 A Missão da Escola do Riso e promover o estudo, investigação, difusão e prática de Yoga do Riso, uma ferramenta muito eficaz para promover melhoria de saúde física e mental, reduzindo stress e encontrando a paz interior numa maneira lúdica e divertida.

mail to: rir@escoladoriso.com
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
http://www.escoladoriso.com



This page is powered by Blogger. Isn't yours?