Sunday, June 03, 2007

Zé Oliveira Homenageado e Condecorado

Três galardões para Zé Oliveira, um reconhecimento internacional e nacional de um artista mal aproveitado em terras lusas. Todos que amam o humor, o cartoon, que admiramos este artista, tambem nos sentimos honrados por estas iniciativas, por este reconhecimento.

No passado Sábado, Zé Oliveira recebeu a Medalha de Mérito Cultural J. Carlos, atribuída pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD, em cerimónia que decorreu em Leiria, no Auditório 1 da ESTG-Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Na mesma altura, foi-lhe atribuída a Medalha de Honra ao Mérito da Casa-Museu Maria da Fontinha, de Além do Rio (Castro Daire).
Foi-lhe também entregue o Diploma de Reconhecimento ao Mérito, do Elos Clube de Leiria, que fora outorgado em 22 de Abril de 2007, data do primeiro aniversário da instituição.

Quem foi J. Carlos ?
José Carlos de Brito e Cunha, caricaturista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em1884.Desenvolveu um importante trabalho de nacionalização da arte da caricatura no Brasil. Começou como caricaturista em 1902, no "Tagarela" e colaborou em diversas revistas como Avenida, O Malho e Fon-Fon. Em 1908 criou e dirigiu a revista Careta, de que foi único ilustrador até 1922. Era uma publicação norteada por princípios de Liberdade e Democracia.
Compôs um retrato vivo da sociedade brasileira do início do século XX, retratando a vida carioca, as praias, o carnaval, a moda e costumes e criando personagens típicos da cidade. Fez capas e criou personagens para a revista infantil Tico-Tico. Foi consagrado pela crítica por saber sintetizar em poucas linhas as personalidades que desenhava. O seu traço, inicialmente Arte-Nova, viria a evoluir para arte-Déco.
Faleceu em 1950.
Fontes: http://www.edukbr.com.br/http://daniellathompson.com/
Historia del humor gráfico en el Brasil (Lailson de Holanda Cavalcanti - Editorial Milénio - Lleida - Espanha)

O que a Casa-Museu Maria da Fontinha
Situado em Além do Rio (Castro Daire), este Museu foi construído durante os anos de 1982 e 1984, por iniciativa de Arménio Vasconcelos, em homenagem a sua avó, que dá nome à instituição, situanda num local de beleza deslumbrante.Foi inaugurado o Museu em 5 de Agosto de 1984, pelo Presidente da República Portuguesa, General António Ramalho Eanes. Ali se pode apreciar um rico acerva de 1400 quadros, 250 esculturas; centenas de peças e alfaias de etnografia; milhares de exemplares de mineralogia e geologia; idem, de moedas romanas; porcelanas "Companhia das Índias"; faianças e cerâmicas portuguesas; curiosidades diversas e, inequivocamente, o maior acervo de pinturas (cerca de 300), esculturas (cerca de 30) e peças, oriundas do Brasil e ou de Autores Brasileiros (neste momento, talvez o maior acervo no exterior ao Brasil).As entradas são gratuitas. A Casa-Museu é financiada inteiramente pelo seu Director e pelas empresas de que este é Administrador.

O que é o Elos Clube
É um movimento de congregação de valores humanos para defenderem a aliança e promoverem a boa compreensão dos povos de língua portuguesa. Situado acima das contingências de formulações políticas internas de cada país, o ELOS respeita o sentir e as convicções de cada elista como cidadão, alheio a sistemas de governos e a doutrina de governantes, desde que não subversivos. Também os não distingue por sua condição social, económica ou religiosa. Os Elistas nivelam-se por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo na luta pela congregação das pessoas que, onde estiverem, falem adaptem ou cultivem a língua portuguesa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?