Friday, May 28, 2021

«Stuart Carvalhais: “Ser artista é ter talento. Faço bonecos para distrair a fome, artistas são os outros» por Osvadlo Macedo de Sousa in «O Dia» De 7/3/1987

Falar de Stuart Carvalhais, o vilarealense que viveu Lisboa como poucos, é falar numa dicotomia de artista / pessoa, que ao mesmo tempo é um ser uno em vivência e criatividade. E o individuo nasceu em 1887, 7 de Março, em Vila Real, o artista, após a gestação nos estúdios de Jorge Colaço, nasceu em Lisboa, no «Século» e «Tiro e Sport», tendo permanecido no primeiro por várias décadas.

 

Desde logo, a sua opção foi a liberdade de estilos, que o levou à independencia em relação ao raphaelismo, conciliando-o com os modernistas e, posteriormente, ao seu traço populista e livre: liberdade de vida e pressões que a boémia inspirava em falta de compromisso, de horas, mas muita criatividade. Não se prendeu à obra, nem generos artisticos, por isso passou pelo desenho, pelo humor, caricatura, ilustração de folhetins, de capas de livros, capas de partituras musicais, cartazes, cenografias, decorações de stands e feiras, director de cinema, actor, banda desenhada, pintura… até de palhaço em cabaret e tendeiro da Feira Popular.

A sua primeira liberdade, foi contra a monarquia, pela sátira política, não deixando de atacar a República depos desta imposta. Um dia, sem dinheiro e passaporte foi a Paris conhecer outros mundos e as francesas. Teve êxito em todos os campos e, por isso, regressou já que aí a fama certamente o prenderia a uma vida de compromissos. Regressou e rionicamente acabou preso, pelo matrimónio forçado ( uma varina que engravidou), o qual lhe deu o seu único herdeiro, o Raul.

Sem contar com esses precalços, a vida prosseguiu como ele a organizou – livre e independente de compromissos (exceptos quando a vida, como a sua mulher o persefuiam para pagar contas). Passou por quase todos os periódicos da capital e arredores, para aqueles que sobreviveram, assim como para aqueles que faliam logo ao primeiro número, ou ao décimo.

Esta digressão inconstante e rebelde por todos os periodicos de todas as cores e feitios, levou-o a ter de trabalhar e corresponder aos interesses dos contratadores, em periódicos republicanos,  e anti-republicanos, afonsistas ou sidonistas, do Estado Novo como da oposição, defendendo as vanguardas, o radicalismo ou o conservadorismo, a direitacomo a esquerda. Só uma coisa  permanecia para si, a defesa da sua liberdade e do Zé Povo (numa linha apolitica), seu vizinho de vida e compadre de aflições.

Nos anos vinte, periodo que bem ou mal acompanhava a evolução do seu filho, a criança foi a sua paixão e inspiração, ou por outras palavras, ganha pão, porque dominou o seu trabalho. Antes, ou seja, por altura do nascimento do seu filho, já tinha criado os anti-herois «Quim e Manecas» para o «Século Cómico», uma das primeiras bandas desenhadas portugueses do nosso século (já em 1909 no «Tiro e Sport» ele tinha feito narrativas gráficas). Depois, surgiram outros  herois que não passavam de crianças reais que ele observava nas escadarias e becos desta cidade, labutando ou divertindo-se mas sem irreverentes e de lingua afiada na comédia humana.

A cidade que ele tanto amou, como escape humoristico, principalmente quando a politica e o regime o proibiram de comentar os desgoverno, de criticar os oportunismos, de gritar as injustiças. Como substituto à opinião livre, ele conseguiu fazer critica social de forma doce mas realista já que a opressão faz criar novas vias, faz criar esse humor triste dos que não se calam, como um fado vadio dos comentam até que a voz lhes doa, esse humor triste dos que consentem tudo o que se passa à sua volta.O humor, então,  ou se transforma em alegoria subrepticia, na ironia social. A critica disfarçada em pitoresco ou no anedótico, no jogo popular do riso grotesco e populista.

Foi nesse desvio, nesse fundo critico à miseria, às injustiças, que a cidade surgiu retratada, retalhada nas suas ruas e becos, nos tipos e nas pernas, que as varinas nunca mais voltaram a ter. ele poetizou pelo traço as mulheres do povo, as varinas, costureirinhas, as vendedeiras de marmelos, até as «mulheres perdidas» sempre sujeitas aos «cães vadios» que delas dependiam. O bêbado nunca teve um conhecedor tão profundo do ridiculo das suas actitudes, como Stuart que o retratou num profundo e consciente auto-retrato. Se Stuart retratou Lisboa como ninguém, é porque também a conhecia como niguem, desde a sarjeta dos sem abrigo ao café boémio, da rua popular às avenidas da burguesia reinante.

Stuart era o boémio que o notivago encontrava pelas noites de Lisboa, era o bêbado que dormia nos bancos dos jardins e nas sarjetas, era o homem de quem as mulheres ouviam piropos e que as varinas sentiam as palmadas no traseiro ao mesmo tempo que éra o artistas que retratava todos eles. Toda a cidade conhecia o homem-artista que nunca encontrou a confiança em si próprio, que nunca acreditou nos seu dons, na sua genialidade, naquilo que fazia: «ser artista é ter talento, possuir garra, ser condecorado… Eu não, nunca pintei nada… faço bonecos, para distrair a fome… artistas são os outros…» (Stuart Carvalhais in «República» 13/12/1940).

Não é um artista fenial pela sua filosofia artística, inovadora, vanguardistica. Não é conhecido por uma qualidade especial de cor ou composição. É genial por nunca ter confiado em si, nunca ter idealizado tipos, abstratizado realidades, antes os pôs no papel como eles são, num realismo cru, ironico, satirico, mitico, obras feitas com a borra do café do momento, com a graxa dos sapateiros, o fosforo queimado que acendeu a pirisca, os remédios na cabeceira do hospital ou hospicio… fixando no papel, ou tel, as pessoas com seus amores, ódios, esperanças, abandono, frio ou fome. Pintou Lisboa, desenhou as pernas mais bonitas da história da arte portuguesa, satirixou a política como pode, frontal ou subrepticiamente e morreu livre e pobre, tal como viveu, a 3 de Março de 1961.


Thursday, May 27, 2021

XXI International Salon of Anti-war Cartoon, Serbia 2021


 In memory of the severe crime that happened in Kragujevac, in 1941, 80 years ago, the German occupier’s forces executed several hundreds of innocent civilians in just one day, also sincerely wishing peace to may prevail in the world, especially today when it sinks into the abyss of the world war Memorial Park “Kragujevacki Oktobar” is announcing

 

COMPETITION OF THE XXI INTERNATIONAL SALON ANTI-WAR CARTOONS “KRAGUJEVAC 2021” 

The international jury will make a selection out of

submitted cartoons that are to be exhibited and 

published in the Salon‘s catalog. Besides, the following prices are to be awarded:

Grand Prix “Courier of Peace” and a prize of 1,500 euros from the International Association of Cities of Peace Newspapers.

Gold plaque and 1,000 euros.

Silver plaque and 800 euros.

A bronze plaque and 500 euros.

Award of the Mayor of Bydgoszcz (Poland) in the amount of 750 euros.

Award of the city of Ingolstadt (Germany) in the amount of 500 euros.

Award of the city of Bielsko-Biala (Poland) in the amount of 500 euros. 

Prize of the city of Siren (France) in the amount of 500 euros.

Prize of the city of Pitesti (Romania) in the amount of 500 euros.

Award of the city of Carrara (Italy) in the amount of 500 euros.

THE PRIZE FUND IS 7,050 EUROS.

The jury may also award a number of diplomas to shortlisted works for awards.

Cartoonists and fine artists from all over the world have to right to participate.

They should submit at most 3 (three) cartoons, which have not been awarded by any other international competition, on the subject of antiwar as well as solidarity between people and nations.

The artworks should be utmost A4 - A3 formatted, while art technique is at the artist’s choice, including, electronic version of the cartoon with the original signature.

On the back of the artwork, there should be written data on the artist (such as:name, surname, address, phone/fax, e/mail.)

The deadline for submission of works is August 17th, 2021.

The jury session is to be held on August 21th and 22th, 2021.

The Cartoons should be sent to the address:

SALON ANTIRATNE KARIKATURE, Desankin

venac bb, 34000 Kragujevac, Serbia

Or to the e-mail address: salon@spomenpark.rs

The works submitted to the competition are not returned and the Salon reserves the right to use them without special compensation.

NOTE: The International Salon of Anti-War Caricature had a great international promotion and affirmation. After the announcement of the winners, the presentation of awards, and the opening of the exhibition in Kragujevac, the Salon exhibition is being set up in numerous cities around the world and in international organizations.

The salon has visited more than 40 cities in 20 countries.

Thus, the Salon the exhibition was presented in the United Nations building in New York, in the exhibition premises of the European Commission in Brussels. Polish cities Bydgoszcz, Bielsko-Biala, Plonsk, Vielun, Torun. The the audience also saw her in Mexico City, Limassol (Cyprus), Berlin and Dresden (Germany), Paris (France), Triavna (Bulgaria), Sarajevo (Bosnia and Herzegovina), Skopje (Macedonia), Carrara and Monte Cassino (Italy), New Haven (USA), Poltava (Ukraine), Mesolongia (Greece), Kotor (Montenegro), Slovenj Gradec (Slovenia)…The virtual exhibition of the Salon is available on the Salon’s website

www.antiwarkragujevac.rs


BASES del CONCURSO INTERNACIONAL de CARICATURAS y HUMOR GRÁFICO Centenario de Tomás Morales

Con  motivo  del  centenario  del  fallecimiento  del  poeta  canario  Tomás  Morales,  se celebra  este  Concurso  Internacional  de  Caricaturas  y  Viñetas  que  resalte  su  figura  y  su obra. Organizado  por  la  Asociación  Canaria  de  Humoristas  Gráficos  y  Caricaturistas   “Se  nos  fue  el  baifo” con la colaboración  de  la Casa-Museo Tomás  Morales. Consejería de Cultura. Cabildo de Gran  Canaria 

On the  occasion  of  the  Canarian  poet  Tomás  Morales  death’s  centenary,  this  International  Contest  of Caricatures  and  Vignettes  is  held  that  highlights  his  figure  and  his  masterpiece. It  is  organized  by  the  Canarian  Association  of  Graphic  Humorists  and  Cartoonists “Se  nos  fue  el  baifo” with  the  collaboration  of  the  Tomás  Morales  House-Museum,  Ministry  of  Culture,  Cabildo  of  Gran Canaria.

Cu  ocazia  centenarului  morții  poetului  Tomás  Morales,  se  va  desfașura  Concursul  Internațional  de caricatură  și  vinietă  care  va  evidenția  figura  și  opera  acestui  reprezentant  al  literaturii  insulare. Organizatorii  sunt  Asociația  Umoristilor  și  Caricaturiștilor  Grafici  din  Insulele  Canare  "Se  nos  fue  el baifo"  în  colaborare  cu  Casa  Memorială  Tomás  Morales,  Direcția  de  Cultură  și  Consiliul  Insular  din Gran  Canaria


Tuesday, May 25, 2021

The First International Palestine Exhibition 2021


 


«Factos mal relatados» (Carlos Zíngaro / Rocha Pinto) por Osvaldo Macedo de sousa in «O Dia» de 12/3/1987

  Os factos, bem ou mal, raramente se conjugam com os sonhos, e este, só agora concretizado em facto, tem vários anos. É um conforto, em coincidências ou opostos, entre a música de Carlos Zíngaro e a «partitura» de Rocha Pinto em «Factos Mal Relatados», hoje 12 de Março de 1987, na Galeria Altamira ao final da tarde.

 

            Carlos Corujo, «Zíngaro» para as artes, é um desses artistas nacionais que não teve culpa de cá ter nascido, que aposta na vanguarda musical, como um espectáculo sempre renovado, ou total. «Sempre gostei de criar o espectáculo total. Em miúdo, quando fazia as minhas Bandas Desenhadas, ou os teatrinhos de recortes, tentava criar todos os elementos e, daí provém este gosto de conjugar as diversas artes».

            Para quem não conheça o seu trajecto, Zingaro é violinista, compositor que trabalha no campo electro-acústico, artista gráfico com Banda Desenhada e Desenho de Humor publicados. Está ligado à formação do grupo de teatro «Os Cómicos» e posterior transformação desse espaço numa Galeria de arte com mais êxito.

            Trabalhando como solista, em conjuntos, com actores… também se conjuga com a pintura, «não como um acrescento, um cenário, MAIS COMO UMA LEITURA paralela, que pode ser coincidente, ou oposta da leitura do outro, neste caso Rocha Pinto. Partindo da leitura primeira do pintor, tento fazer a minha leitura, um semicinema de “paralíticos”, em que cada quadro se transforma num fotógrafo com a sua banda sonora».

            O ponto de partida é a obra de Rocha Pinto, uma série de telas em sequência, onde se conciliam, geometrismos abstractos, de cunho expressionista, com certos elementos neofigurativos. Como elemento condutor, existe um certo diagonalismo, que o Zíngaro utiliza como elemento base, «fazendo estruturas geométricas de composição imediata numa ambiência fundamentalmente de violino, tudo muito linear, depurado, subtil. Existem alguns elementos de horizontalidade, que eu interpretei como uma pauta, partindo daí para as linhas diagonais, na construção da forma. Não só as estruturas estéticas, como os títulos servem de base para as sequências».

            Partindo de esquemas pré-estabelecidos, o Zíngaro parte nesse movimento de improvisação, «que não é a improvisação “tout court”, mas estruturas existentes levadas às ultimas consequências, num jogo de relação com os instrumentos-máquinas, ou com os outros músicos, quando intervêm comigo».

            Sozinho ou em grupo, Carlos Zíngaro vive na base dos espectáculos no estrangeiro, que rondam um concerto por semana, enquanto em Portugal não passa de dois, três por ano. «No estrangeiro, sou convidado pelos organizadores e directores dos Festivais, ou músicos, para tocar com eles. Eu nunca me propus, nem procurei trabalho e desde 1976 que trabalho regularmente no estrangeiro, para onde parto em breve, dando um concerto no Festival da Nova Música de Salzburgo, no dia 26 de Março, seguindo-se uma “tournée” por França com o meu trio, composto por mim, Daunik Lazro no Sax-alto e Jean Bolcato no contrabaixo. Posteriormente, tenho uma gravação na O.R.T.F. com a contrabaixista Joelle Lêandre, do Ensemble Contemporain de Boulez. Em maio vou ao Festival de Música Contemporânea de Londres, que reúne oito músicos de vários países, seguindo-se o Festival em Atenas…»

            Uma carreira já longa, com nome reconhecido no estrangeiro, mas ainda sem discos gravados como solista com a sua música, apesar de ter vários com outros músicos de diversos países. Porém, algo está a mudar: «Nunca procurei as editoras, porque os seus responsáveis sabem o que eu valho. Tenho agora uma proposta de uma editora inglesa, para o meu trio gravar um disco e uma editora Belga, que está a fazer uma compilação na Nova Música de todo o mundo, para editar em disco, pediu-me uma música gravada».

            Por cá, vai fazendo um ou outro concerto, porque existe uma classe de burocratas em editoras, ou organismos oficiais, divulgadores radiofónicos ou pseudocríticos que sabem vender os produtos empacotados e etiquetados no exterior, mas dificilmente conseguem compreender o que surge de novo entre nós.

            «O problema são os intermediários das artes que se condicionam e deturpam a qualidade do produto, antes de o entregar ao consumidor. Hoje há já, entre nós, um público receptivo que é intoxicado pelos parasitas».

            Paralelamente, trabalha na Música Popular Portuguesa, integrando o grupo do Júlio Pereira, por necessidade de «espairecer da dita música intelectual, por amizade ao Júlio e por razões económicas, porque se tivesse mais trabalho no campo que me interessa, obviamente não precisava de fazer mais coisas. Mas, mesmo na música popular não há trabalho, porque foi esgotada com etiquetas e panfletos. Por exemplo, neste ano até Abril só temos quatro concertos, e o Júlio é um dos nomes mais importantes. As pessoas preferem ficar em casa, ver espectáculos com estrangeiros, ir a a situações prestigiantes, or para ser visto».

            Entretanto, soube que o artista plástico que existe dentro do Carlos Zíngaro sobrevive também, e vai voltar ao activo, na revista do Teatro de são Carlos, recuperando-se um dos nossos melhores gráficos da geração de Abril, e não só, um dos raros que tem o total domínio do desenho, a originalidade do traço, a fantasia do tema, em humor fantástico e negro, como é a vida de todos nós.

 


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