Saturday, July 09, 2011

Humour de René Bouschet





Inaugura Hoje Exp. Int Cartoon na Antiga Capitania de Aveiro


Friday, July 08, 2011

As múmias da Federação Portuguesa de Futebol - Cartoon de Carlos Amor


Somos lixo, lixados ou linchados? - Cartoon de Hermínio Felizardo


A agência de rating Moody´s classificou a nossa economia como lixo. Estas agências que não produzem nada, são actualmente um dos cancros e mandatários dos interesses da alta finança.

Ver em http://felizardocartoon.blogspot.com/

Le Canard Libéré N° 211 (Humour Marrocain)


Thursday, July 07, 2011

Rafael Bordalo Pinheiro Retratos em Barro Inauguração 14 de Julho, pelas 19h00 Galeria do Museu Rafael Bordalo Pinheiro


Campo Grande, 382 - Lisboa
Exposição patente de 15 de Julho
a 23 de Outubro de 2011

Horário
Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h
Encerra à Segunda-Feira e Feriados
Entrada Gratuita



Esta breve Exposição pretende abordar uma vertente pouco reconhecida e estudada da obra de Rafael Bordalo: a de escultor em barro. Embora muito identificado com a sua cerâmica decorativa e utilitária, o artista também se dedicou à escultura. Escolheu-se o tema do retrato em forma de busto, recorrendo à importante Colecção do Museu Bordalo Pinheiro. Ao grupo significativo de peças que há muito não era mostrado em conjunto (desde 1985), juntaram-se as novas aquisições, podendo afirmar-se que constitui a melhor e mais completa colecção na temática. Através destes exemplares procura-se dar a conhecer a faceta do seu trabalho em barro, enquadrado pelo gosto vigente nos interiores e pelo panorama da escultura nacional, nos finais de Oitocentos e início do novo século.
Rafael Bordalo cultivou a via da escultura. Conciliando este registo com o retrato, modelou diversos bustos de personalidades, em homenagem privada ou pública, fruto de encomenda ou de iniciativa pessoal. Ainda, plasmou no mesmo formato rostos anónimos de tipos populares e outras figuras pitorescas. Várias versões do mesmo modelo de busto, estudos em barro, cartas manuscritas, fotografias e páginas litografadas das suas publicações, são testemunho do empenho do artista nesta escultura, a partir de 1888. À data, a Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha, fundada em parceria, laborava há quatro anos.
Rafael Bordalo foi um escultor amador de mérito, elogiado pela crítica e pelos artistas seus contemporâneos. Os seus naturalísticos retratos em busto caracterizam-se pela utilização do barro como material final, por vezes envolvendo processos cerâmicos, dos quais soube tirar partido, e pela diminuição da habitual escala, tornando-os mais próximos, na intimidade de um interior. Ainda, soube utilizar os recursos plásticos do barro no fabrico em série e industrializado, visando a comercialização de alguns modelos, em resposta ao consumo contemporâneo. O resultado é muito distante das habituais estatuetas vidradas de fabrico industrial. O recurso à clássica peanha para colocar figuras anónimas, conferindo-lhes um inesperado estatuto de homenagem, faz parte de um jogo contraditório, onde podemos reconhecer a sua vontade de fazer humor.






Galeria do Museu Bordalo Pinheiro - Campo Grande, 382 - Tel. 21 817 06 71

Para mais informações e imagens - Isabel Aguilar - Tel. 21 817 06 62 - Email: isabel.aguilar@cm-lisboa.pt

Wednesday, July 06, 2011

International Salon of Humour, Bacău 2011, Romania


Fotos da entrega do Prémio do Publico PortoCartoon a Santiagu e reportagem da inauguração da exposição se Santiagu no Dolce Vita Porto

Foi inaugurada uma exposição antológica de Santiagu, no passado dia 25 de Junho, no Dolce Vita Douro. Esta exposição deve-se ao facto de Santiagu ter sido o vencedor do Prémio Público na edição 2010, organizado pelo Museu Nacional de Imprensa do Porto. Este Prémio foi ganho pela primeira vez por um artista Português. O público, a nível mundial votou, via internet e «in loco» e decidiu honrar Santiagu que, desta forma obteve o maior número de votos. O artista sente-se bastante prestigiado e grato ao público que o elegeu.

à esquerda o artista Polaco Zygmunt Zaradikiewicz, Grande vencedor do Portocartoon 2011, centro o Director do Museu da Imprensa e direita Santiagu

Na edição de 2011, 13º PortoCartoon-World Festival, Santiagu obteve uma Menção Honrosa com a caricatura de Ghandi. O tema deste ano – Comunicação e Tecnologias – permitiu a mais larga participação de sempre, com mais de 2.200 trabalhos, de 620 artistas, de 80 países. Neste concurso, o Irão superou todos os outros países, em trabalhos e participantes, logo seguido do Brasil, Roménia, Turquia, Portugal e Itália.


No dia da inauguração deste importante Prémio, Santiagu foi novamente honrado, no XlV Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2011, organizado pelo DouroAlliance, ao obter o 2º Prémio com a caricatura do Barão de Forrester. O tema do referido certame era o turismo nas suas diferentes vertentes. Durante o mês de Junho, o artista foi ainda distinguido a nível internacional ao receber os seguintes Prémios: Prémio de Ouro no FCW-China e Prémio Especial na EXPO2010Cartoon em Shangai; Diploma Especial e Menção Honrosa no V «Nosorog`s Magazine» na Bosnia. Nestes tempos conturbados, o humor de Santiagu alivia determinadas tensões que avassalam a nossa sociedade.

Tuesday, July 05, 2011

Moda Troika - verão quente de 2011 por Herminio Felizardo

http://felizardocartoon.blogspot.com/

Humour de René Bouschet









Monday, July 04, 2011

Inauguracion estatua de Floreano (do cartoonista Gogue) no Grove - Galicia - España



Workshop de Ilustração e Novos Media por Richard Câmara em Julho

CIEAM
Até ao dia 7 de Julho de 2011 estão abertas as inscrições para o Workshop de Ilustração e Novos Media, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição (em anexo) para o e-mail do CIEAM (inscricoes.cieam@fba.ul.pt ).
A inscrição em qualquer um dos workshops é feita sem entrevista e mediante o pagamento integral da propina até atingir o limite de vagas (10 alunos por workshop) ou acabar o prazo de inscrição.
Público Alvo
Professores, ilustradores, estudantes de belas artes, pintura, escultura, design e demais interessados com ou sem experiência profissional na área da ilustração, no Blogger ou com o Photoshop CS2.
Horários
O workshop apresenta-se em 3 horários diferentes:
Workshop full time (35h): de 11 a 15 de Julho de 2011 das 10h às 13h e das 14h00 às 18h00 (horário laboral com 7 horas diárias) - propina 140€
Workshop part time (20h): de 11 a 15 de Julho de 2011 das 18h às 22h (horário pós-laboral com 4 horas diárias) - propina 80€
Workshop fim de semana (14h): de 16 e 17 de Julho de 2011 das 10h às 13h e das 15h00 às 19h (horário intensivo, 7 h/diárias) - propina 60€

Pagamento
Só terão acesso ao workshop os candidatos que tenham atempadamente efectuado o pagamento.
A liquidação do valor da inscrição é feita através de duas vias alternativas:
a. presencialmente, na tesouraria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, horário de segunda a sexta-feira das 9h30 às 15h30;
b. por transferência interbancária, com os seguintes dados:
Beneficiário:
FBAUL Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Endereço: Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058Lisboa
Nome do Banco: Banco Espírito Santo
NIB: 000700660002560000435
No caso de optar pela transferência deverá ser-nos enviado via email uma cópia do comprovativo de pagamento. O recibo será emitido pelos serviços de tesouraria após a transferência se tornar efectiva.

Termo de responsabilidade
Caso não se verifique o número mínimo de inscritos, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa não se responsabiliza pela não realização do curso e entrará em contacto com os alunos inscritos para reembolso do valor da propina.
Em caso de desistência por parte do aluno, a Faculdade de Belas-Artes reserva-se ao direito de não proceder à devolução do valor da inscrição.
Anexos: Ficha de Inscrição
Programa do Workshop de Ilustração e Novos Media
Com os melhores cumprimentos,
____________________
Maria Teresa Sabido
CIEAM – Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058Lisboa
Tel. (+ 351)213252166
http://www.fba.ul.pt/
inscricoes.cieam@fba.ul.pt

Sunday, July 03, 2011

Exp. Int. Cartoon - Exploração e Direitos dos Trabalhadores, Olhar Crítico a Traço de Humor em Aveiro a partir de 9 de Julho, uma Organização do PCP, Produção da Humorgrafe


Morreu o desenhista Alain Voss no passado mes de Maio como noticia Sérgio Codespoti

O desenhista e escritor  Alain Voss faleceu no dia 13 de maio, às 18 horas, num hospital público de Lisboa, em Portugal, aos 65 anos de idade, vítima de uma infecção generalizada. A saúde de Voss já estava comprometida há alguns. O UHQ foi informado da morte do artista pelo cartunista Jal.
Voss, também conhecido como Al Voss, nasceu em 1º de janeiro de 1946, na França, mas cresceu no Brasil. Curiosamente, existem divergências sobre seus dados biográficos. Enquanto os amigos e pesquisadores brasileiros relatam que ele nasceu na França, os franceses afirmam o contrário.
Sua carreira nos quadrinhos começou na década de 1960, chegou até mesmo a ilustrar as capas dos LPs da banda Os Mutantes, de Rita Lee.
Dentre seus trabalhos brasileiros se destacam O Careca e O Loco, este último publicado pela Editora Taika. Voss também revelou artistas, como, por exemplo, Líbero Malavoglia.
Voss fugiu da violência da ditadura brasileira em 1972, emigrando para a França, onde fez ilustrações para revistas e capa de discos, antes de retomar sua carreira como desenhista de quadrinhos.
Em 1975, já integrava a primeira equipe de artistas a desenhar para a revista Métal Hurlant - título original da famosa Heavy Metal -, junto com Moebius, Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet, Nikita Mandryka, Richard Corben, Philippe Caza, Gotlieb, Enki Bilal e seu colega brasileiro Sérgio Macedo, entre outros.
Para a Métal Hurlant, criou a série Heilman, em 1978, sobre um punk rocker a quem são prometidas sete mortes violentas. O álbum misturava alegorias ao nazismo com o movimento punk, influências da banda KISS, esoterismo e foi inspirado visualmente pelo grafismo do holandês Maurits Cornelis Escher.
A HQ criou grande polêmica, foi mal recebida na época pela crítica franco-belga, que era conservadora e venerava revistas como Pilote (que publicava Asterix, de Goscinny e Uderzo), Journal de Tintin e Journal de Spirou. Heilman teve sua publicação proibida na Alemanha, onde existe uma legislação contra o nazismo.
Outros trabalhos publicados na Métal Hurlant incluem Tobiaze e as Parodies d'Al Voss, parodiando personagens famosos como Popeye, Asterix, Os Smurfs, Blueberry e Superman.
Voss também publicou nos títulos Charlie Mensuel e Mormoil, e ilustrou uma HQ curta de Serge Le Tendre.
Outras HQs de Voss lançadas na Europa pela (Les Humanoïdes Associés) incluem L'Arbre à came, de 1981; Kar war, cuja arte lembra serigrafias da idade média; Lokyia, em 1982; Adrénaline, HQ de ficção científica publicada em 1982 que ganhou o Grand Prix do Festival d'Aix-en-Provence; Zodiaque, junto com outros artistas, de 1983; e Parodies d'Al Voss; de 1984, álbum que reúne suas paródias publicadas na revista Métal Hurlant.
Voss retornou ao Brasil em 1981 e passou grande parte da década no País, antes de voltar à Europa. Nesse período, teve alguns de seus trabalhos publicados nas revistas paulistanas Inter Quadrinhos (da Editora Ondas) e Monga - A Mulher-Gorila #1, da Press/Maciota.
Em 1988, foi premiado com o HQ Mix de Melhor Desenhista Nacional e, em 1989, a exposição sobre sua carreira realizada no MIS, ganhou o HQ Mix, na categoria Melhor Exposição.
O Itaú Cultural promoveu o evento Anos 70: Trajetórias, em 2001, que destacou o trabalho de Voss ao lado de artistas como Robert Crumb, Paulo Caruso, Angeli, Flávio Del Carlo e Laerte.
Em março de 2007, ele foi homenageado com uma exposição em São João do Estoril, em Portugal, promovida pela galeria Espaço Way of Arts.
O ano de 2009 foi marcado por outro retorno de Voss ao Brasil. O artista viveu algum tempo em Pirassununga e também no litoral paulista. Ele já estava com a saúde debilitada e havia sofrido um acidente vascular que havia paralisado temporariamente o lado direito de seu corpo e dificultado o seu trabalho.
Apesar disso, ele se recuperou e voltou a desenhar quadrinhos (desenhando a HQ Anarcity, cujo roteiro foi influenciado por Phillip K. Dick), mas no computador, coisa que já fazia havia alguns anos, antes mesmo do início de seus problemas de saúde. Voss também produziu a tira Os Zensetos.
Em 2010, Voss viajou para Portugal, se fixando em Lisboa, onde morou e trabalhou, fazendo ilustrações para a área publicitária.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n16052011_07.cfm

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