Saturday, June 12, 2010
19º SALÃO INTERNACIONAL DE CARTUM DE DAEJEON - DICACO
A cidade de Daejeon convida todos os cartunistas do mundo à partiparem do 19º Salão Internacional de Cartum de Daejeon - Didaco
1. Este ano, o Salão possui os temas: Esquisitisse-Monstro e livre.
2. As obras podem ter até 297mmx420 mm
3. Podem ser feitas em qualquer cor, com estilo livre e itens ilimitados. (+ 2 trabalhos)
4. Cada trabalho deve conter: título, nome, idade, endereço, email, número de telefone e resumo da carreira no verso.
5. As inscrições estão abertas até 30 de Junho de 2010.
6. As inscrições devem ser enviadas para:Daejeon International Cartoon Institute,450, Wolpyongdong, Daejeon, Seoul, KOREA 302-280.
7. A obra mais criativa receberá o grande prêmio de $3.000 ;Prêmio de Ouro - $1.000Prêmio de Prata - $500Prêmio de Bronze - $300há também, outras 300 obras selecionadas serão premiadas
8. A exposição dos cartuns acontecerá em Agosto de 2010 na Galeria pública de Daejeon.
9. Os cartuns enviados não serão devolvidos, ficarão em exposição nos salões públicos, galerias e museus da Coreanos.
10. Os cartuns poderão ser usados com propósitos promocionais: cartões, pôsteres, catálogos, jornais, livros e etc.
De: Cheong San Lim, Ph.D & D.MinProfessor do Instituto Internacional de Cartum de Daejeon, 450,Wolpyongdong, Daejeon, 302-280, Seoul Korea.
* Envie também cartuns com o tema futebol, para o aniversário de 20 anos do DIDACO em 28 de Fevereiro de 2010.
Visite nossa galeria de cartuns virtual: www.dicaco.com
dicaco.kongju.ac.kr
1. Este ano, o Salão possui os temas: Esquisitisse-Monstro e livre.
2. As obras podem ter até 297mmx420 mm
3. Podem ser feitas em qualquer cor, com estilo livre e itens ilimitados. (+ 2 trabalhos)
4. Cada trabalho deve conter: título, nome, idade, endereço, email, número de telefone e resumo da carreira no verso.
5. As inscrições estão abertas até 30 de Junho de 2010.
6. As inscrições devem ser enviadas para:Daejeon International Cartoon Institute,450, Wolpyongdong, Daejeon, Seoul, KOREA 302-280.
7. A obra mais criativa receberá o grande prêmio de $3.000 ;Prêmio de Ouro - $1.000Prêmio de Prata - $500Prêmio de Bronze - $300há também, outras 300 obras selecionadas serão premiadas
8. A exposição dos cartuns acontecerá em Agosto de 2010 na Galeria pública de Daejeon.
9. Os cartuns enviados não serão devolvidos, ficarão em exposição nos salões públicos, galerias e museus da Coreanos.
10. Os cartuns poderão ser usados com propósitos promocionais: cartões, pôsteres, catálogos, jornais, livros e etc.
De: Cheong San Lim, Ph.D & D.MinProfessor do Instituto Internacional de Cartum de Daejeon, 450,Wolpyongdong, Daejeon, 302-280, Seoul Korea.
* Envie também cartuns com o tema futebol, para o aniversário de 20 anos do DIDACO em 28 de Fevereiro de 2010.
Visite nossa galeria de cartuns virtual: www.dicaco.com
dicaco.kongju.ac.kr
II GRAPHIC HUMOR AND CARTOON BIENNIAL 2010 - CITY OF BOGOTA CONTEST
The Escuela Nacional de Caricatura de Colombia – CEATC - supported by the Directorate of Welfare of the Universidad Nacional de Colombia, invite all colombian and foreign cartoonists to participate in the Second Graphic Humor and Cartoon Biennial - City of Bogota.
Terms of the Contest
1. Theme: Bicentennial of the Colombian Independence. The participating works must propose some thoughts through the universal language of humor about the meaning and significance of the Bicentennial celebration of independence of Latin American countries.
2. Open to all cartoonists, Colombians and foreigners who want to graphically express their vision of the subject.
3. The final admissions date for artwork is July 19, 2010. The exhibition of the winning works will provide a framework for forums and conferences on the contest theme.
4. Categories:
a) Professional. People who have published their work in printed media or on a regular basis on the Internet.
b) Amateur. People who have not published their work in printed media, written or audiovisual. Over 18 years.The envelope in which jobs are sent should be marked on the upper right corner with the letters P (Professional), A (Amateur).
5. Technique: Free.
6. Format: 50 x 35 cms. In physical or in digital media at 300 dpi, jpg format.
7. Amount: Maximum 2 works per author.
8. Awards: The awards will take place as follows:Professional category Single Award: 1.000 EurosCategories Amateur Single Award: Interactive graphic humor and caricature course, to a value of $ 725,000.
In addition, mentions will be delivered to some of the leading participants in the different categories.
9. Jury: Will be constituted by a team of three cartoonists, a historian and a social movements artist related to the theme of the independence bicentennial. They will select works for exhibition and will choose the winners in both categories, as well as works worthy of special mention. The winners and selected works will be announced on July 26 at www.escueladecaricatura.com portal.
10. Schedule:- Launching of the call: Monday March 15, 2010 in www.escueladecaricatura.com portal,
- Time limit for papers submission: Monday, 19 July 2010.
- Winners notification: Monday 26 July 2010.
- Exhibition of winning entries, highlights and awards: Bogotá Book Fair 2010 - July 11 to 22.
11. Registration and submission:
Work on the physical environment should be sent under seal on behalf ofII Graphic Humor and Cartoon Biennial
– City of BogotaCorporación Escuela Nacional de Caricatura y Comunicación Gráfica
Carrera 20 B No 74 40Bogota, Colombia
- Sur America.
The works should be marked on the back with the pseudonym of the author and should also include the following information in a sealed envelope.
Name ............................................... ....
Identification Document: ... ... ... ... ... ...
Address :..........................................
Phone :................
E-mail ... .....................
The work in digital media should be sent to
escueladecaricatura@gmail.com
as jpg file at 300 dpi. Not accepted in different format. Those who send their work in digital format must include this data in the message:
Name ..........................................
Pseudonym (if used) ... ... ...... ... ... ... ...
Identification Document: ... ... ... ... ... ... ... ...
Address :..............................................
Phone :................
12. Regulation
- The author is fully responsible before the contest organization of the originality of his work, assuming total responsibility towards all claims that in that sense, could be made by others.- The jury's decision is final and participation implies acceptance of these rules.
- The selected works will be exhibited also in the website
http://www.escueladecaricatura.com/
- You can participate only with works that have not been published or awarded in other contests.- Works will be received until the specified date or the same in the stamp.- The winning entries come to be part of the collection of the National School of Cartoon and Graphic Communication Corporation that may use them for purposes of disclosure or academic or cultural purposes.
- Not awarded work involved may be used by the institution for disclosure and academics purposes. If it is original, may be returned at the headquarters of the National School of Cartoon from 11 October to 1 November 2010.
- Students may participate in the National School of Cartoon, as long as they are not a part of the competition organizing committee.
- Participation in the Contest implies acceptance of these conditions.
Terms of the Contest
1. Theme: Bicentennial of the Colombian Independence. The participating works must propose some thoughts through the universal language of humor about the meaning and significance of the Bicentennial celebration of independence of Latin American countries.
2. Open to all cartoonists, Colombians and foreigners who want to graphically express their vision of the subject.
3. The final admissions date for artwork is July 19, 2010. The exhibition of the winning works will provide a framework for forums and conferences on the contest theme.
4. Categories:
a) Professional. People who have published their work in printed media or on a regular basis on the Internet.
b) Amateur. People who have not published their work in printed media, written or audiovisual. Over 18 years.The envelope in which jobs are sent should be marked on the upper right corner with the letters P (Professional), A (Amateur).
5. Technique: Free.
6. Format: 50 x 35 cms. In physical or in digital media at 300 dpi, jpg format.
7. Amount: Maximum 2 works per author.
8. Awards: The awards will take place as follows:Professional category Single Award: 1.000 EurosCategories Amateur Single Award: Interactive graphic humor and caricature course, to a value of $ 725,000.
In addition, mentions will be delivered to some of the leading participants in the different categories.
9. Jury: Will be constituted by a team of three cartoonists, a historian and a social movements artist related to the theme of the independence bicentennial. They will select works for exhibition and will choose the winners in both categories, as well as works worthy of special mention. The winners and selected works will be announced on July 26 at www.escueladecaricatura.com portal.
10. Schedule:- Launching of the call: Monday March 15, 2010 in www.escueladecaricatura.com portal,
- Time limit for papers submission: Monday, 19 July 2010.
- Winners notification: Monday 26 July 2010.
- Exhibition of winning entries, highlights and awards: Bogotá Book Fair 2010 - July 11 to 22.
11. Registration and submission:
Work on the physical environment should be sent under seal on behalf ofII Graphic Humor and Cartoon Biennial
– City of BogotaCorporación Escuela Nacional de Caricatura y Comunicación Gráfica
Carrera 20 B No 74 40Bogota, Colombia
- Sur America.
The works should be marked on the back with the pseudonym of the author and should also include the following information in a sealed envelope.
Name ............................................... ....
Identification Document: ... ... ... ... ... ...
Address :..........................................
Phone :................
E-mail ... .....................
The work in digital media should be sent to
escueladecaricatura@gmail.com
as jpg file at 300 dpi. Not accepted in different format. Those who send their work in digital format must include this data in the message:
Name ..........................................
Pseudonym (if used) ... ... ...... ... ... ... ...
Identification Document: ... ... ... ... ... ... ... ...
Address :..............................................
Phone :................
12. Regulation
- The author is fully responsible before the contest organization of the originality of his work, assuming total responsibility towards all claims that in that sense, could be made by others.- The jury's decision is final and participation implies acceptance of these rules.
- The selected works will be exhibited also in the website
http://www.escueladecaricatura.com/
- You can participate only with works that have not been published or awarded in other contests.- Works will be received until the specified date or the same in the stamp.- The winning entries come to be part of the collection of the National School of Cartoon and Graphic Communication Corporation that may use them for purposes of disclosure or academic or cultural purposes.
- Not awarded work involved may be used by the institution for disclosure and academics purposes. If it is original, may be returned at the headquarters of the National School of Cartoon from 11 October to 1 November 2010.
- Students may participate in the National School of Cartoon, as long as they are not a part of the competition organizing committee.
- Participation in the Contest implies acceptance of these conditions.
Friday, June 11, 2010
[Le Canard Libéré] N° 161 - Humor Marroquino
Pour s'informer vrai et drôle, le bon réflexe c'est Le Canard LibéréLes délices du Canard : enquêtes poussées, caricatures politiques, indiscrétions croustillantes et bien d'autres révélations...Surtout, ne manquez pas le rendez-vous avec votre hebdomadaire satirique du vendredi. Bonne dégustation !
Cartoonists Rights Network International (CRNI): Pulitzer Prize Award wining cartoonists and other cartoonists around the world petition in support of
Thursday, June 10, 2010
Quando o remédio é veneno - Cartoon de Rodrigo no Capital de Risco
... no Capital de Risco!
A acção governamental impediu que a crise financeira mundial se transformasse em depressão. Agora, graças à incompetência e à impotência, os Governos poderão passar a ser o problema:
Nuevo libro de Humor de Kemchs LAS SOTANAS DE SATANÁS
Ya salio el nuevo libro de Kemchs Las Sotanas de Satanás libro publicado por Editorial La Katrina el cual sera presentado en Cuba.En este libro el autor trata uno de los temas más espinozos de los que se pueda hablar ya que toca diversos intereses y sobre todo creencias muy arraigadas que siempre causarán escosor a los involucrados y los seguidores.
Trata la religión con cualquier intención siempre será un tema delicado y ligarlo a los pecados de los mortales lo será aún más. En esta publicación encontrará el resultado de tratar con cada dibujo, de desenmascarar a la jerarquía católica y el terrible problema de la pederastía.Kemchs asegura haber tratado uno de los temas más difíciles que se pueda imaginar, pero como él mismo dice es peor el silencio. El tema de la pederastia es un tema muy complejo, hacer un libro de caricaturas intentando sacar humor de algo tan delicado como es el abuso a menores no es fácil ni agradable. Sin embargo es peor el silencio o hacer caso omiso al tema y quizás aun mas delicado cuando esta involucrada la iglesia cuya función sería la de proteger y ayudar a los indefensos en cuya situación son los más afectados. Se han escrito libros sobre pedofilos pero quizás este sea el primer libro hecho por un caricaturista les pido apreciados lectores que vean en este trabajo de humor una protesta en cada uno de los cartones, un reclamo lleno de indignación ante este aterrador mal como lo es la pederastia.
En los demonios del Edén lydia Cacho con gran valentía destapa coladeras de tan aberrantes sucesos hoy en día esas coladeras se han destapado en el mundo entero, las protestas de indignación le han dado la vuelta al mundo Benedicto XVI ha visto temblar el trono de la máxima jerarquía católica de igual manera se destapo la sobre protección del mismísimo Juan Pablo II y de esta forma dejando en duda la credibilidad de cientos de sacerdotes. Y que decir de esos políticos metidos en este tipo de atrocidades, en fin seguramente si el autor de por si estaba condenado a la excomunión después de este libro tendré acceso directo al paradisiaco y temido territorio de lucifer o quizás con este libro me suceda exactamente todo lo contrario.
El elefante
Cuenta la historia que un niño pequeño caminaba con su padre por el traspatio del circo. El pequeño miro azorado a un gran elefante que se mantenía inamovible atado a una pequeña estaca que le unía la pata a una cadena, comparativamente diminuta al tamaño del paquidermo.
-¿Por qué es tan estúpido el elefante, papá? -preguntó el pequeño-. ¿Cómo es posible que no se de cuenta de que él es mucho mas fuerte que esa cadena y la débil estaca?
El padre respondió:
-Cuando capturaron a este elefante, era pequeñito y confiaba en quien se le acercase con ternura; así lo encadenaron por primera vez, cuando las dimensiones de la cadena y de la estaca eran mayores para él. Inicialmente, al verse atrapado intento zafarse, pues sufría;
de inmediato su entrenador lo golpeó y apretó más el grillete a su pata. Cuando el pequeño volvió a intentar liberarse su tobillo sangro, provocándole un gran dolor, además de recibir una tunda. Fue creciendo y de nuevo intento liberarse, al sentirse sofocado y atado a los deseos de su entrenador; y es que quería ser libre como los elefantes de la estepa africana o de la India. Esta vez el entrenador lo castigo con una vara de toques eléctricos que casi le provocan un desmayo. Así siguió el elefante intentando liberarse, mirando a la gente que pasaba sin soltarle la cadena, que ignoraba su dolor. Y un terrible día, hijo mío, el elefante entendió que no tenía salida, que, hiciera lo que hiciese, siempre sería castigado por añorar su justa libertad y fue así que dejó de luchar por ella, asumiendo su realidad como la única posible.
Esta maravillosa historia popular, narrada por el terapeuta Jorge Bucay, ilustra a la perfección el Síndrome de estocolmo y el Síndrome de Estrés Postraumático que viven las victimas de violencia y abuso sexual.
Tal vez esta historia nos ayude a imaginar lo que sienten las niñas y niños victimas de pedófilos. Sin importar su edad, quienes han crecido en el abuso y la violencia en una sociedad a la que poco le importa el dolor ajeno, un terrible día comprenden que esa es la realidad que les toco vivir. Hagan lo que hagan, alguien siempre las encontrará culpables de ser victimas.
KEMCHS.
En los demonios del Edén lydia Cacho con gran valentía destapa coladeras de tan aberrantes sucesos hoy en día esas coladeras se han destapado en el mundo entero, las protestas de indignación le han dado la vuelta al mundo Benedicto XVI ha visto temblar el trono de la máxima jerarquía católica de igual manera se destapo la sobre protección del mismísimo Juan Pablo II y de esta forma dejando en duda la credibilidad de cientos de sacerdotes. Y que decir de esos políticos metidos en este tipo de atrocidades, en fin seguramente si el autor de por si estaba condenado a la excomunión después de este libro tendré acceso directo al paradisiaco y temido territorio de lucifer o quizás con este libro me suceda exactamente todo lo contrario.
El elefante
Cuenta la historia que un niño pequeño caminaba con su padre por el traspatio del circo. El pequeño miro azorado a un gran elefante que se mantenía inamovible atado a una pequeña estaca que le unía la pata a una cadena, comparativamente diminuta al tamaño del paquidermo.
-¿Por qué es tan estúpido el elefante, papá? -preguntó el pequeño-. ¿Cómo es posible que no se de cuenta de que él es mucho mas fuerte que esa cadena y la débil estaca?
El padre respondió:
-Cuando capturaron a este elefante, era pequeñito y confiaba en quien se le acercase con ternura; así lo encadenaron por primera vez, cuando las dimensiones de la cadena y de la estaca eran mayores para él. Inicialmente, al verse atrapado intento zafarse, pues sufría;
de inmediato su entrenador lo golpeó y apretó más el grillete a su pata. Cuando el pequeño volvió a intentar liberarse su tobillo sangro, provocándole un gran dolor, además de recibir una tunda. Fue creciendo y de nuevo intento liberarse, al sentirse sofocado y atado a los deseos de su entrenador; y es que quería ser libre como los elefantes de la estepa africana o de la India. Esta vez el entrenador lo castigo con una vara de toques eléctricos que casi le provocan un desmayo. Así siguió el elefante intentando liberarse, mirando a la gente que pasaba sin soltarle la cadena, que ignoraba su dolor. Y un terrible día, hijo mío, el elefante entendió que no tenía salida, que, hiciera lo que hiciese, siempre sería castigado por añorar su justa libertad y fue así que dejó de luchar por ella, asumiendo su realidad como la única posible.
Esta maravillosa historia popular, narrada por el terapeuta Jorge Bucay, ilustra a la perfección el Síndrome de estocolmo y el Síndrome de Estrés Postraumático que viven las victimas de violencia y abuso sexual.
Tal vez esta historia nos ayude a imaginar lo que sienten las niñas y niños victimas de pedófilos. Sin importar su edad, quienes han crecido en el abuso y la violencia en una sociedad a la que poco le importa el dolor ajeno, un terrible día comprenden que esa es la realidad que les toco vivir. Hagan lo que hagan, alguien siempre las encontrará culpables de ser victimas.
KEMCHS.
Homenagem ao Mestre Caricaturista Baltazar Ortega, falecido no ultimo domingo, dia 6 de Junho
Osvaldo Macedo de Sousa com o Caricaturista Baltazar Ortega e o escritor Manuel da Fonseca em Ferreira do Alentejo em 1993 aquando da inauguração da exposição retrospectiva da sua obra em Ferreira do Alentejo
Apple contra-ataca - Cartoon de Rodrigo in Humoral da Historia
no Humoral da História!Apple apresenta o iPhone 4: http://aeiou.expresso.pt/apple-contra-ataca=f587503
First Annual International Festival of Caricature, North Khorasan Art Center - Iran
Theme: Work and Effort (double effort, double work)
1- Number of cartoons: Max. 5
2- Entry form must be filled and sent besides cartoons, otherwise the artworks will be excluded from the contest.
3- A free copy of published catalogue will be sent to all selected cartoonists.
4- Works should be in JPEG format, 150 DPI and max. 1200 pixel.
Deadline: July 01, 2010
Prizes:First Prize: $1000 + Trophy + Diploma
Second Prize: $750 + Trophy + Diploma
Third Prize: $500 + Trophy + Diploma
Special Prize: $250 + Trophy + Diploma
Jury will reserve 5 diplomas for selected artworks.
Address to send your cartoons: cartoonhoze@gmail.com
ENTRY FORM
1- Number of cartoons: Max. 5
2- Entry form must be filled and sent besides cartoons, otherwise the artworks will be excluded from the contest.
3- A free copy of published catalogue will be sent to all selected cartoonists.
4- Works should be in JPEG format, 150 DPI and max. 1200 pixel.
Deadline: July 01, 2010
Prizes:First Prize: $1000 + Trophy + Diploma
Second Prize: $750 + Trophy + Diploma
Third Prize: $500 + Trophy + Diploma
Special Prize: $250 + Trophy + Diploma
Jury will reserve 5 diplomas for selected artworks.
Address to send your cartoons: cartoonhoze@gmail.com
ENTRY FORM
GOLDEN HELMET ANNOUNCES A CONTEST'S 2010
THEME: SALVATION.
CATEGORIES:
1. CARTOON
2. WRITTEN FORM- Short story- Poem- Aphorism
PROPOSITIONS:
1. CARTOON:ORIGINAL, MIN. A4 (210x297 mm), MAX A3 (297x420 mm), TECHNIQUE FREE.
2. WRITTEN FORM:
MAXIMUM TWO TYPED PAGES OR UP TO 20 APHORISMS.
AWARDS:CARTOON:
1ST AWARD: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ............800 €
+ ONE-MAN EXHIBITION IN 2011;
2ST AWARD ..................................................................... 400 €
3ST AWARD ..................................................................... 200 €.
WRITTEN FORM:
SHORT STORY: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ........ 200 €
POEM: PLAQUE *GOLDEN HELMET*........................ 200 €
APHORISM: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ............. 200 €.
DEADLINE: 20.11.2010.
Only unpublished works will be taken into consideration.Written works to be sent under a code!Jury decision will be announced on 01.12.2010.
Awards will be handed at Final Festival Evening on April 1, 2011.The Organizer will bear travel and accommodation cost of awarded authors.
Festival official languages are Serbian and English.All works remain property of the Festival.
Address: Kulturni centar Krusevac, International Festival “Golden Helmet” Toplisina br. 2; 37000 Krusevac, Serbia
Tel/Fax: 00 381 (37) 423 025, 421 877
E-mail: goldenhelmet@ptt.rs ,
zlatnakaciga@kck.org.rs , kck@kck.org.rs
Regulations & entry-form in PDF:
http://www.kck.org.rs/slike/konkurs_za_2011.pdf
CATEGORIES:
1. CARTOON
2. WRITTEN FORM- Short story- Poem- Aphorism
PROPOSITIONS:
1. CARTOON:ORIGINAL, MIN. A4 (210x297 mm), MAX A3 (297x420 mm), TECHNIQUE FREE.
2. WRITTEN FORM:
MAXIMUM TWO TYPED PAGES OR UP TO 20 APHORISMS.
AWARDS:CARTOON:
1ST AWARD: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ............800 €
+ ONE-MAN EXHIBITION IN 2011;
2ST AWARD ..................................................................... 400 €
3ST AWARD ..................................................................... 200 €.
WRITTEN FORM:
SHORT STORY: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ........ 200 €
POEM: PLAQUE *GOLDEN HELMET*........................ 200 €
APHORISM: PLAQUE *GOLDEN HELMET* ............. 200 €.
DEADLINE: 20.11.2010.
Only unpublished works will be taken into consideration.Written works to be sent under a code!Jury decision will be announced on 01.12.2010.
Awards will be handed at Final Festival Evening on April 1, 2011.The Organizer will bear travel and accommodation cost of awarded authors.
Festival official languages are Serbian and English.All works remain property of the Festival.
Address: Kulturni centar Krusevac, International Festival “Golden Helmet” Toplisina br. 2; 37000 Krusevac, Serbia
Tel/Fax: 00 381 (37) 423 025, 421 877
E-mail: goldenhelmet@ptt.rs ,
zlatnakaciga@kck.org.rs , kck@kck.org.rs
Regulations & entry-form in PDF:
http://www.kck.org.rs/slike/konkurs_za_2011.pdf
O Mestre da Caricatura, Baltazar Ortega faleceu a 6 de Junho de 2010
BALTAZAR, a vida num traço
Por: Osvaldo Macedo de Sousa
A vida é uma linha contínua de muitos entrecruzamentos, em traço sinuoso ou rectilíneo, com sobreposições e paralelismos. As Parcas, monotonamente desfiam o nosso destino, que nem sempre está prescrito, como nos querem fazer acreditar, pois mesmo Elas estão sujeitas às vontades políticas dos governantes da terra.
A vida de Baltazar, é um traço profundo no branco caricatural do papel do quotidiano. Rectilíneo e simples na sua honestidade linear, com muitos entrelaçamentos felizes e infelizes, como é a vida.
Recentemente, em conversa com um cartoonista seu companheiro, ele me dizia que Baltazar era um daqueles indivíduos que passou ao lado de uma grande carreira. Um traço de sucesso e glória que o acompanhou paralelamente, sem nunca se entrecruzar. Se ele tivesse vivido noutro país, noutra época... O se é feito por um traço curto, que entrecruza muitas vezes a linha da vida.
Na realidade, essa linha de sucesso e glória até chegou a entrecruzar a linha de Baltazar, efemeramente na sua entrada gloriosa para o profissionalismo caricatural ...
O novelo da vida de Baltazar Ortega começou a ser dobado a 13 de Dezembro de 1919, quando nasce em Lisboa, freguesia da Madalena. Seu pai era sapateiro, e a mãe doméstica, vivendo a família com certas dificuldades. Em breve a brincadeira do bando de garotos da Madalena, teve que se misturar com o trabalho de ardina, e a seguir com o de Groom no Café Chiado. De repente a sua vida transformou-se num guião de filme holywodesco. Eis uma "sinopse" escrita por Juliano Ribeiro, em 1938 no Jornal de Notícias: «Baltazar tinha 12 anos e era Groom no Café Chiado - o elegante café do Sr. Júlio Dantas. Era vivo, saltitante, espliégle, um verdadeiro groom do séc. XX de espírito alerta e lume no olho. Ora iam pelo café, ao fim da tarde, muitos alunos das Belas Artes ali adiante, no Largo da Politécnica. É o Baltazar, como o serviço apertava, ficava-se a ouvi-los, a vê-los trabalhar.
Esses rapazes das Belas Artes era o vivo demónio!
Havia-os que passavam noites inteiras a desenhar caretas, algumas muito bizarras, outras verdadeiros retratos - charges. E o Baltazar, que trazia um sonho consigo ficava-se a vê-los, a admirá-los, no íntimo, lá muito no íntimo, com um grande, um veemente, um simpático e sincero desejo de imitá-los...
- Quando eles se iam embora, quando eu, findo o meu serviço, recolhia a casa de meus pais, todos aqueles bonecos iam comigo, a dançar, a bailar, como pessoas de carne e osso, como seres vivos. E dizia de mim para mim que, se quisesse, poderia pô-los a andar, fazendo como faziam os senhores estudantes.
E um dia, ousado, decidido, o Baltazar tentou.
Mostrou a prova, primeira, hesitante prova àqueles dos rapazes das Belas Artes que lhe pareciam mais amigos ou generosos. E a prova correu todas as mãos.
E foi louvado o engenho, a perspicácia do modesto groom.
Ganhou ânimo o Baltazar. E pelo Natal, com o cartão de boas festas que entregava aos freguezes do Chiado, levava-lhes também a caricatura - uma caricatura sem ironias acerbas, risonha, amável, que, no fundo, habituado de meninos às ruindades do mundo, o Baltazar era psicólogo.
Foi um sucesso. O Baltazar, sem querer, sem pensar nisso, dera um grande passo em frente na sua carreira de artista.
- Nunca tive tão farta consoada como nesse Natal.
As caricaturas deram bom efeito!
O nome de Baltazar galgou depressa as paredes estreitas do Chiado Café. E o Chiado Chiado, o Chiado street - tomou conta dele. Diziam-se prodígios desse mocinho de 12 anos, vivo saltitante, espliégle, verdadeiro groom do séc. XX. Leitão de Barros, que o vira muitas vezes sem o notar, despertado por tantos rumores - atentou nele. Submeteu-o à decisiva prova.
Baltazar já experimentado, saiu-se do exame sem dificuldades. Era o seu segundo, o seu decisivo passo na carreira difícil e sedutora da caricatura. Pelas mãos amigas e protectoras de Leitão de Barros entrou no "Notícias Ilustrado ". E pequenino, vivo, sagaz, penetrado do seu sonho - começou a caricaturar Lisboa, toda a Lisboa conhecida, toda a Lisboa que se preza.
Foi algum tempo à Sociedade de Belas Artes.
Recebeu noções de desenho. Fez exame de instrução primária. Leu alguns livros de útil proveito. Estreitou relações. Conviveu com pintores e desenhadores de muito talento. Franco, leal, sincero, nunca escondeu as suas origens humildes, criou simpatias profundas, vivas amizades. E hoje, com 18 anos incompletos, alto, magro, vagamente loiro, é já um nome que conta - um artista de que muito há a esperar. "
Por: Osvaldo Macedo de Sousa
A vida é uma linha contínua de muitos entrecruzamentos, em traço sinuoso ou rectilíneo, com sobreposições e paralelismos. As Parcas, monotonamente desfiam o nosso destino, que nem sempre está prescrito, como nos querem fazer acreditar, pois mesmo Elas estão sujeitas às vontades políticas dos governantes da terra.
A vida de Baltazar, é um traço profundo no branco caricatural do papel do quotidiano. Rectilíneo e simples na sua honestidade linear, com muitos entrelaçamentos felizes e infelizes, como é a vida.
Recentemente, em conversa com um cartoonista seu companheiro, ele me dizia que Baltazar era um daqueles indivíduos que passou ao lado de uma grande carreira. Um traço de sucesso e glória que o acompanhou paralelamente, sem nunca se entrecruzar. Se ele tivesse vivido noutro país, noutra época... O se é feito por um traço curto, que entrecruza muitas vezes a linha da vida.
Na realidade, essa linha de sucesso e glória até chegou a entrecruzar a linha de Baltazar, efemeramente na sua entrada gloriosa para o profissionalismo caricatural ...
O novelo da vida de Baltazar Ortega começou a ser dobado a 13 de Dezembro de 1919, quando nasce em Lisboa, freguesia da Madalena. Seu pai era sapateiro, e a mãe doméstica, vivendo a família com certas dificuldades. Em breve a brincadeira do bando de garotos da Madalena, teve que se misturar com o trabalho de ardina, e a seguir com o de Groom no Café Chiado. De repente a sua vida transformou-se num guião de filme holywodesco. Eis uma "sinopse" escrita por Juliano Ribeiro, em 1938 no Jornal de Notícias: «Baltazar tinha 12 anos e era Groom no Café Chiado - o elegante café do Sr. Júlio Dantas. Era vivo, saltitante, espliégle, um verdadeiro groom do séc. XX de espírito alerta e lume no olho. Ora iam pelo café, ao fim da tarde, muitos alunos das Belas Artes ali adiante, no Largo da Politécnica. É o Baltazar, como o serviço apertava, ficava-se a ouvi-los, a vê-los trabalhar.
Esses rapazes das Belas Artes era o vivo demónio!
Havia-os que passavam noites inteiras a desenhar caretas, algumas muito bizarras, outras verdadeiros retratos - charges. E o Baltazar, que trazia um sonho consigo ficava-se a vê-los, a admirá-los, no íntimo, lá muito no íntimo, com um grande, um veemente, um simpático e sincero desejo de imitá-los...
- Quando eles se iam embora, quando eu, findo o meu serviço, recolhia a casa de meus pais, todos aqueles bonecos iam comigo, a dançar, a bailar, como pessoas de carne e osso, como seres vivos. E dizia de mim para mim que, se quisesse, poderia pô-los a andar, fazendo como faziam os senhores estudantes.
E um dia, ousado, decidido, o Baltazar tentou.
Mostrou a prova, primeira, hesitante prova àqueles dos rapazes das Belas Artes que lhe pareciam mais amigos ou generosos. E a prova correu todas as mãos.
E foi louvado o engenho, a perspicácia do modesto groom.
Ganhou ânimo o Baltazar. E pelo Natal, com o cartão de boas festas que entregava aos freguezes do Chiado, levava-lhes também a caricatura - uma caricatura sem ironias acerbas, risonha, amável, que, no fundo, habituado de meninos às ruindades do mundo, o Baltazar era psicólogo.
Foi um sucesso. O Baltazar, sem querer, sem pensar nisso, dera um grande passo em frente na sua carreira de artista.
- Nunca tive tão farta consoada como nesse Natal.
As caricaturas deram bom efeito!
O nome de Baltazar galgou depressa as paredes estreitas do Chiado Café. E o Chiado Chiado, o Chiado street - tomou conta dele. Diziam-se prodígios desse mocinho de 12 anos, vivo saltitante, espliégle, verdadeiro groom do séc. XX. Leitão de Barros, que o vira muitas vezes sem o notar, despertado por tantos rumores - atentou nele. Submeteu-o à decisiva prova.
Baltazar já experimentado, saiu-se do exame sem dificuldades. Era o seu segundo, o seu decisivo passo na carreira difícil e sedutora da caricatura. Pelas mãos amigas e protectoras de Leitão de Barros entrou no "Notícias Ilustrado ". E pequenino, vivo, sagaz, penetrado do seu sonho - começou a caricaturar Lisboa, toda a Lisboa conhecida, toda a Lisboa que se preza.
Foi algum tempo à Sociedade de Belas Artes.
Recebeu noções de desenho. Fez exame de instrução primária. Leu alguns livros de útil proveito. Estreitou relações. Conviveu com pintores e desenhadores de muito talento. Franco, leal, sincero, nunca escondeu as suas origens humildes, criou simpatias profundas, vivas amizades. E hoje, com 18 anos incompletos, alto, magro, vagamente loiro, é já um nome que conta - um artista de que muito há a esperar. "
Quem na verdade está por detrás deste lançamento fulgurante do jovem artista de 12 anos, é o Olavo d'Eça Leal, que o leva para o "Diário Ilustrado" onde Leitão de Barros o toma então à guarda. Os seus primeiros trabalhos como profissional, são as caricaturas de várias redacções. Eis alguns dos comentários do Diário Ilustrado no lançamento do artista fenómeno. "... o seu talento, que o tem real, insofismável, flagrante, espontâneo e soberbo.
Muitos jornais se orgulharão de terem grandes desenhadores. Nenhum terá ao seu serviço, porém um "groom repórter" como este, que fixa com o sorriso mais claro e a infantilidade mais natural no seu bloco de desenhos, a pessoa com quem fala. Qual o jornal da América ou da Europa que manda a uma reportagem gráfica - um garoto de 12 anos vestido de groom?
Essa originalidade tentou-nos." São muitas as considerações sobre este aparecimento genial, mas a que mais assusta é o vaticínio lançado pelo próprio Diário Ilustrado em Janeiro de 1933: "Começa à americana - oxalá não acabe à portuguesa, mandriando ou envaidecendo-se. "
Muitos jornais se orgulharão de terem grandes desenhadores. Nenhum terá ao seu serviço, porém um "groom repórter" como este, que fixa com o sorriso mais claro e a infantilidade mais natural no seu bloco de desenhos, a pessoa com quem fala. Qual o jornal da América ou da Europa que manda a uma reportagem gráfica - um garoto de 12 anos vestido de groom?
Essa originalidade tentou-nos." São muitas as considerações sobre este aparecimento genial, mas a que mais assusta é o vaticínio lançado pelo próprio Diário Ilustrado em Janeiro de 1933: "Começa à americana - oxalá não acabe à portuguesa, mandriando ou envaidecendo-se. "
Enganava-se o repórter, por ignorância, ou por cegueira, porque acabar à portuguesa não é como ele diz, mas sim, apesar de muito trabalho, dignidade, qualidade, acabar esquecido, invejado, censurado. E nisso tinha um pouco de razão em relação a Baltazar.
Na realidade, após esta entrada fulgurante, à americana, com um feito digno do Guiness Book, como o cartoonista mais jovem a profissionalizar-se, em breve cai no quotidiano artístico português, a par dos seus camaradas de trabalho, por quem, com muita humildade tinha uma profunda admiração Stuart Carvalhais ("o mestre de todos nós, o humor cheio de amor"), o Teixeira Cabral, o Zé Marques, o Meco, o Rodrigues Alves, o Martins ("a caricatura popular elevada a um nível superior"), o Zé de Lemos ("a simplificação e o bom desenho, a força enorme que o seu poderoso traço contém") ... Um quotidiano de trabalho múltiplo, quase sempre mal pago, e um tanto anónimo. O meio não era propício aos artistas das ditas artes maiores, muito menos para os fazedores de "bonecos".
Se Baltazar Ortega iniciou a sua carreira como caricaturista, após o show, teve que viver a realidade e foi integrado no quadro de desenhadores da Sociedade Nacional Tipográfica, onde trabalharia para o "Século", "Século Ilustrado", "Vida Mundial" ... A sua função era retoques nas provas tipográficas, paginação e ilustração. As caricaturas e cartoons eram pagos à parte.
Desse modo vamos descobrir caricaturas no "Sempre Fixe", "A Bola", "Primeiro de Janeiro", "Tic- Tac", "Século", "Século Ilustrado", "Vida Mundial"... o seu traço sintético e breve de criança, vai-se encorpando, aliando à linha fisionómica os contornos da alma, do espírito, da vida. Como ele próprio diz "as caricaturas mais agressivas que faço são determinadas pelas circunstâncias criadas pelos próprios políticos". A caricatura de Baltazar é um traço da vida, um reflexo natural do quotidiano. Se existe grotesco, maldade ou ridículo, não está no traço de Baltazar, mas nos seres, no dia a dia. "Para mim a caricatura é uma coisa fácil, uma coisa que eu faço com uma certa "inconsciência ". É um trabalho onde nunca estou totalmente satisfeito, porque se faço de novo, sei que faço sempre melhor. Estou sempre disposto a renovar tudo quanto faço" Naturalmente, durante o Estado Novo por vezes teve que refazer um ou outro cartoon, por causa da censura, só que tem tido mais "censura" no país democrático, que dizem existir agora.
As perseguições começaram logo nos finais da década de setenta, no "Século", onde após quatro décadas de prestigioso trabalho, puseram em causa o seu posto, apenas por ter ideias democráticas, sonhar com a liberdade, igualdade e fraternidade, por ser de esquerda.
Integrou então o corpo gráfico do jornal "Diário", como paginador e cartoonista, e aqui permaneceu até ao seu encerramento. Catalogado como homem de esquerda, quiseram interromper o traço de Baltazar.
Só que, pode-se reformar um artista? Claro que não e mantém colaboração em Diário do Alentejo e no Alentejo Popular (ambos de Beja, onde residia desde 2000). Na reforma alentejana, continuou a caricaturar os colegas, apoiando pequenos projectos regionais, com álbuns sobre habitantes de Castro Verde e Ferreira do Alentejo.
São sessenta anos de carreira, num contínuo de honestidade, humildade e mestria plástica. Retirado nas planícies alentejanas, onde a vida é uma linha no horizonte calmo, a arte de Baltazar Ortega contempla em meditação filosófica e simples os seus conterrâneos, virando as costas aos políticos, vivendo com o povo, no carinho que este sabe dar a quem reconhecem como mestre. Publica num ou noutro jornal regional, responde aos pedidos de exposições locais, faz uns cartazes, uma paginação... o traço de Baltazar continua a brilhar, a enriquecer a vida de todos nós.
Em 1992 o Salão Nacional de Caricatura (Humorgrafe / Câmara Municipal de Oeiras) homenageia os sessenta anos de carreira do Mestre Baltazar Ortega, outorgando-lhe o Prémio Especial Humor/92. Em 2005, o MouraBD outorgando-lhe o Troféu Balanito Especial.
O novelo de vida foi quebrado a 6 de Junho de 2010. A linha quebrou aos 90 anos, contudo os traços, as linhas da sua obra ficam, resplandescendo a sua obra caricatural, o seu humor, e seu eterno sorriso.
Na realidade, após esta entrada fulgurante, à americana, com um feito digno do Guiness Book, como o cartoonista mais jovem a profissionalizar-se, em breve cai no quotidiano artístico português, a par dos seus camaradas de trabalho, por quem, com muita humildade tinha uma profunda admiração Stuart Carvalhais ("o mestre de todos nós, o humor cheio de amor"), o Teixeira Cabral, o Zé Marques, o Meco, o Rodrigues Alves, o Martins ("a caricatura popular elevada a um nível superior"), o Zé de Lemos ("a simplificação e o bom desenho, a força enorme que o seu poderoso traço contém") ... Um quotidiano de trabalho múltiplo, quase sempre mal pago, e um tanto anónimo. O meio não era propício aos artistas das ditas artes maiores, muito menos para os fazedores de "bonecos".
Se Baltazar Ortega iniciou a sua carreira como caricaturista, após o show, teve que viver a realidade e foi integrado no quadro de desenhadores da Sociedade Nacional Tipográfica, onde trabalharia para o "Século", "Século Ilustrado", "Vida Mundial" ... A sua função era retoques nas provas tipográficas, paginação e ilustração. As caricaturas e cartoons eram pagos à parte.
Desse modo vamos descobrir caricaturas no "Sempre Fixe", "A Bola", "Primeiro de Janeiro", "Tic- Tac", "Século", "Século Ilustrado", "Vida Mundial"... o seu traço sintético e breve de criança, vai-se encorpando, aliando à linha fisionómica os contornos da alma, do espírito, da vida. Como ele próprio diz "as caricaturas mais agressivas que faço são determinadas pelas circunstâncias criadas pelos próprios políticos". A caricatura de Baltazar é um traço da vida, um reflexo natural do quotidiano. Se existe grotesco, maldade ou ridículo, não está no traço de Baltazar, mas nos seres, no dia a dia. "Para mim a caricatura é uma coisa fácil, uma coisa que eu faço com uma certa "inconsciência ". É um trabalho onde nunca estou totalmente satisfeito, porque se faço de novo, sei que faço sempre melhor. Estou sempre disposto a renovar tudo quanto faço" Naturalmente, durante o Estado Novo por vezes teve que refazer um ou outro cartoon, por causa da censura, só que tem tido mais "censura" no país democrático, que dizem existir agora.
As perseguições começaram logo nos finais da década de setenta, no "Século", onde após quatro décadas de prestigioso trabalho, puseram em causa o seu posto, apenas por ter ideias democráticas, sonhar com a liberdade, igualdade e fraternidade, por ser de esquerda.
Integrou então o corpo gráfico do jornal "Diário", como paginador e cartoonista, e aqui permaneceu até ao seu encerramento. Catalogado como homem de esquerda, quiseram interromper o traço de Baltazar.
Só que, pode-se reformar um artista? Claro que não e mantém colaboração em Diário do Alentejo e no Alentejo Popular (ambos de Beja, onde residia desde 2000). Na reforma alentejana, continuou a caricaturar os colegas, apoiando pequenos projectos regionais, com álbuns sobre habitantes de Castro Verde e Ferreira do Alentejo.
São sessenta anos de carreira, num contínuo de honestidade, humildade e mestria plástica. Retirado nas planícies alentejanas, onde a vida é uma linha no horizonte calmo, a arte de Baltazar Ortega contempla em meditação filosófica e simples os seus conterrâneos, virando as costas aos políticos, vivendo com o povo, no carinho que este sabe dar a quem reconhecem como mestre. Publica num ou noutro jornal regional, responde aos pedidos de exposições locais, faz uns cartazes, uma paginação... o traço de Baltazar continua a brilhar, a enriquecer a vida de todos nós.
Em 1992 o Salão Nacional de Caricatura (Humorgrafe / Câmara Municipal de Oeiras) homenageia os sessenta anos de carreira do Mestre Baltazar Ortega, outorgando-lhe o Prémio Especial Humor/92. Em 2005, o MouraBD outorgando-lhe o Troféu Balanito Especial.
O novelo de vida foi quebrado a 6 de Junho de 2010. A linha quebrou aos 90 anos, contudo os traços, as linhas da sua obra ficam, resplandescendo a sua obra caricatural, o seu humor, e seu eterno sorriso.
Tuesday, June 08, 2010
Caribean nightmare - Cartoon by Christian Indus
Gaza - Cartoon de Alexei Talimonov
EL BUS de Lenguaviva - Un vehículo de humor sin ruta fija Nº 77
Año II, No. 77, 7 junio 2010
¡Hola fans!
Hello fans!
EL BUS No. 77 acaba de salir del paradero a su recorrido humorístico semanal. Los invitamos a tomar asiento en él. También los invitamos a visitar la página de nuestro Festival BOSTOONS 2010, http://bostoonsfestival.com, para que conozcan las bases, los premios y todo los demás detalles.
EL BUS No. 77 has just left the terminal on its weekly humor tour. We invite you to take a seat on it. We also invite you to visit our BOSTOONS 2010 Festival website, http://bostoonsfestival.com , to learn about the rules and regulations, the awards and all the other details.
Hagan click en el link de abajo para subir al BUS:
Please click on the link below to get on the BUS:
http://elbusdelenguaviva.com
Y no olviden pasarle este email a sus amistades.
Please forward this email to your friends.
Les deseamos una semana muy feliz.
We wish you a very happy week.
Los conductores del BUS
EL BUS drivers
Vá para fora, se puder - Cartoon de Rodrigo no Humoral da Historia
O Presidente da República está preocupado com a situação económica de Portugal. Cavaco apelou aos portugueses para passarem as férias "cá dentro", para ajudar a inverter e ultrapassar a situação em que o país se encontra:
Exposition internationale. Les singes de la sagesse – The monkeys of wisdom
La ville de Chauny (Aisne - France) a comme emblème les singes de la sagesse.L’origine des singes de Chauny est assez obscure. Quelques historiens locaux pensaient que ceux-ci étaient la représentation qu’on se faisait des bateleurs, jongleurs et montreurs d’animaux divers qui étaient établis en confrérie à Chauny.Rabelais, qui a certainement vu les jongleurs de Chauny, parle d’eux dans Gargantua : "Gargantua s'amusait moult à voir les bateleurs surtout ceux de Chauny en Picardie, grands jaseurs et beaux bailleurs de balivernes en matière de singes verts". Le projet est le suivant :
- Ce projet est ouvert aux Artistes du monde entier ayant envie de partager et exposer leur travail. Toutes les techniques sont acceptées.
- Format 21 cm X 30 cm, support cartonné (pouvant être relié).
- Vous devez représenter votre vision des « singes de la sagesse ».
- Vous pouvez utiliser le dos de votre oeuvre pour y écrire une biographie ou des informations vous concernant.
- Une fois terminée, vous devez envoyer votre œuvre à cette adresse: « E »
- Ambassade d’Utopia
– 38 grande rue
– 02300 Guivry
– France
- Une exposition des œuvres reçues aura lieu au centre culturel de Chauny, le Forum, en début d’année 2011. Les dates précises d’exposition seront données par la suite ici et sur notre blog.
- A l’issue de l’exposition les œuvres seront reliées manuellement par « E » afin de créer des livres d’Artistes qui seront mis à disposition des écoles et médiathèques de la région. Les œuvres connaîtront ainsi une seconde vie dans une exposition itinérante en 2011. Les œuvres ne seront pas renvoyées aux artistes et resteront la propriété de « E » pour d’autres expositions itinérantes…
- Un blog est déjà créé afin de présenter les œuvres reçues et donner des informations sur l’avancement du projet.
http://expositionsingeschaunois.blogspot.com/
- Fin des envois le 31 décembre 2010 pour exposition début 2011.International exhibition.The monkeys of the wisdomThe city of Chauny (Aisne - France) has for emblem the monkeys of the wisdom.The origin of the monkeys of Chauny is rather dark. Some local historians thought that these were the representation that we were made tumblers, jugglers and trainers of diverse animals which were established in brotherhood to Chauny.Rabelais, who certainly saw the jugglers of Chauny, speaks about them in Gargantua.The project is the following one:
- This project is opened to the Artists of the whole world wanting to share and to expose their work. All the techniques are accepted.
- Size: 21 cm X 30 cm, bound support (being able to be bookbinding).
- You have to represent your vision of the " monkeys of the wisdom ".
- You can use the back of your work to write a biography or informations there concerning you.
- Once ended, you have to send your work to this address: " E ""
– Ambassade d’Utopia
- 38 grande rue
- 02300 Guivry
- France
- An exhibition of the received works will take place to the cultural center of Chauny, the Forum, at the beginning of the year on 2011.The precise dates of exhibition will be afterward given here and onto our blog.
- At the conclusion of the exhibition the works will be manually bound by "E" to create artists' books which will be given to schools and media libraries of the region. The works will so know a second life in an itinerant exhibition in 2011. The works will not be sent back to the artists and will remain the property of "E" for the other itinerant exhibitions …
- A blog is already created to present the received works and give information onto the progress of the project. Http://expositionsingeschaunois.blogspot.com
- At the end of the sendings on December 31st, 2010 for exhibition at the beginning of 2011.
- Ce projet est ouvert aux Artistes du monde entier ayant envie de partager et exposer leur travail. Toutes les techniques sont acceptées.
- Format 21 cm X 30 cm, support cartonné (pouvant être relié).
- Vous devez représenter votre vision des « singes de la sagesse ».
- Vous pouvez utiliser le dos de votre oeuvre pour y écrire une biographie ou des informations vous concernant.
- Une fois terminée, vous devez envoyer votre œuvre à cette adresse: « E »
- Ambassade d’Utopia
– 38 grande rue
– 02300 Guivry
– France
- Une exposition des œuvres reçues aura lieu au centre culturel de Chauny, le Forum, en début d’année 2011. Les dates précises d’exposition seront données par la suite ici et sur notre blog.
- A l’issue de l’exposition les œuvres seront reliées manuellement par « E » afin de créer des livres d’Artistes qui seront mis à disposition des écoles et médiathèques de la région. Les œuvres connaîtront ainsi une seconde vie dans une exposition itinérante en 2011. Les œuvres ne seront pas renvoyées aux artistes et resteront la propriété de « E » pour d’autres expositions itinérantes…
- Un blog est déjà créé afin de présenter les œuvres reçues et donner des informations sur l’avancement du projet.
http://expositionsingeschaunois.blogspot.com/
- Fin des envois le 31 décembre 2010 pour exposition début 2011.International exhibition.The monkeys of the wisdomThe city of Chauny (Aisne - France) has for emblem the monkeys of the wisdom.The origin of the monkeys of Chauny is rather dark. Some local historians thought that these were the representation that we were made tumblers, jugglers and trainers of diverse animals which were established in brotherhood to Chauny.Rabelais, who certainly saw the jugglers of Chauny, speaks about them in Gargantua.The project is the following one:
- This project is opened to the Artists of the whole world wanting to share and to expose their work. All the techniques are accepted.
- Size: 21 cm X 30 cm, bound support (being able to be bookbinding).
- You have to represent your vision of the " monkeys of the wisdom ".
- You can use the back of your work to write a biography or informations there concerning you.
- Once ended, you have to send your work to this address: " E ""
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- An exhibition of the received works will take place to the cultural center of Chauny, the Forum, at the beginning of the year on 2011.The precise dates of exhibition will be afterward given here and onto our blog.
- At the conclusion of the exhibition the works will be manually bound by "E" to create artists' books which will be given to schools and media libraries of the region. The works will so know a second life in an itinerant exhibition in 2011. The works will not be sent back to the artists and will remain the property of "E" for the other itinerant exhibitions …
- A blog is already created to present the received works and give information onto the progress of the project. Http://expositionsingeschaunois.blogspot.com
- At the end of the sendings on December 31st, 2010 for exhibition at the beginning of 2011.
Exposicion international Los monos de la sabiduria
La ciudad de Chauny tiene como emblema los monos de la sabiduria.El originen de los monos de Chauny esta casi oscuro.Algunos historiador pensaban que estos eran la representacion que se hacian de los saltimbanqui,los malabarista, los ensenadores de animales diverso, que estaban establecido en una cofradia en Chauny.Rabelais,que seguramente vio los malabarista de Chauny, habla de ellos en Gargantua.
El proyecto es el siguiente:
- Este proyecto esta abierto a todos los artistas del mundo entero con la gana de compartir y exponer su trabajo. Todas las tecnicas son aceptadas.
- Formato 21X30cm, soporte de carton (pudiendo ser unido).
- Teneis que representar vuestra vision de "los monos de la sabiduria".
- Usted puede utilizar la espalda de su obra para escribir allí una biografía o informaciones a la que concierne usted. - Una vez terminado,enviar vuestra obra a esta direccion:
"E" Ambassade d'Utopia
- 38 grande rue
- 02300 Guivry
- France
- Una exposicion de las obras recibidas tendran lugar al centro cultural de Chauny, el forum, al comienzo del ano 2011.
- Las fechas precisas de la exposicion seran dadas aqui sobre nuestro blog.
- Al resultado de la exposicion las obras seran unidas a mano por"E" en fin de crear libros de artistas que seran a disposicion de las escuelas y mediatecas de la region. Las obras tendran una secunda vida en la exposcion itinerante en 2011. Las obras quedaran la propiedad de "E" para otras exposiciones itinerantes...-
Un blog esta ya creado para presentar las obras recibidas y dar informaciones sobre el progreso del proyecto
- Fin de los envios el 31 diciembre 2010 para la exposicion del comienzo
2011Mostra internazionale. Le scimmie della saggezza
– The monkeys of wisdomL'emblema della città di Chauny rappresenta le scimmie della saggezza.L’origine delle scimmie di Chauny è abbastanza oscura.Alcuni storici locali pensavano che fossero la raffigurazione dei giocolieri e presentatori di animali appartenenti alla confraternita di Chauny.Rabelais, che ha sicuramente visto i giocolieri di Chauny, parla di loro nel suo libro "Gargantua".
Presentazione del progetto:
- Aperto agli Artisti di tutto il mondo che desiderano condividere ed esporre le loro opere.
- --- Sono accettate tutte le tecniche.
- Formato 21 cm x 30 cm, supporto in cartone (eventualmente rilegato)
- Deve essere presentata la propria visione delle "scimmie della saggezza"
- Una volta terminata, l’opera deve essere inviata al seguente indirizzo: « E »
- Ambassade d’Utopia
– 38 grande rue
– 02300 Guivry
– Francia
- Le opere ricevute verranno esposte presso il centro culturale di Chauny, il "Forum", all'inizio del 2011.
- Alla fine della mostra, le opere verranno rilegate manualmente da "E" per creare libri di Artisti che saranno messi a disposizione delle scuole e mediateche della regione. Le opere avranno quindi una seconda vita durante una mostra itinerante nel 2011. Le opere non verranno rinviate agli artisti e rimarranno proprietà di "E" per altre mostre itineranti.
- Un blog è già stato creato per presentare le opere ricevute e fornire informazioni sull'avanzamento del progetto. http://expositionsingeschaunois.blogspot.com/
- Fine degli invii : 31 dicembre 2010, per una mostra all'inizio del 2011.
5th DON QUICHOTTE INTERNATIONAL CARTOON CONTEST 2010"EUROPE-ASIA BRIDGE: ISTANBUL
Istanbul is the intersecting point of Europe and Asia, with a settlement history of three hundred thousand years, an urban history of three thousand years and a capital dating back to the 1600s. Istanbul has been a home to various civilizations and cultures thorughout history. Due to Istanbul's historical cosmopolitan and metropolitan structure it has attracted people with various religions, languages and races for centuries. It has now become one of the major touristic centers in the world.Istanbul hosted the Roman and Byzantinian Empires until Fatih Sultan Mehmet captured Istanbul from the Byzatines in 1453, which marked the rise of the Ottoman period. Historical areas of Istanbul were added to the UNESCO World Heritage List in 1985 and Istanbul was chosen as the European Capital of Culture in 2010.The purpose of our competition is to study the European Capital of Culture: Istanbul from past to present through the art of caricature and project it to the world audience. The first cartoonist to be selected, will win a financial prize as well as a beautiful trip within Istanbul. The jury of this competition is formed by Turkish and Foreign citizens who are familiar with the city and its culture.
THE RULES OF COMPETITION:
THE RULES OF COMPETITION:
1) You can only participate in this competition by submitting your work through the e-mail address provided below.
istanbul2010@donquichotte.org
2) The participating work must have not previously received any awards or have been published in any competition. Otherwise, the jury committee has the right to withdraw the awards.
istanbul2010@donquichotte.org
2) The participating work must have not previously received any awards or have been published in any competition. Otherwise, the jury committee has the right to withdraw the awards.
3) The designs are to be drawn in A3-Size to be delivered in 300 dpi and in JPEG format.
4) The incoming caricatures are first going to be eliminated by the pre-selector jury who will determine the 100 final caricatures. Final caricatures will be temporarily published on our "heute/bugün/today" section of our website (www.donquichotte.org). In this manner, we will be able to identify caricatures that are contradicting with the rules of this competition.
5) The closing date of the competition is August 15, 2010.
6) The jury, which consists from international well-known cartoonists, will evaluate the forwarded art-works from August 15th to 30th. Results of this evaluation and the award-winning art-works will be published on September 5, 2010.
7) The award ceremony will take place in İstanbul-Schneidertempel Art Gallery on September 15, 2010.
8) Participants of all ages can join in this competition with a maximum of 3 caricatures.
THE PRIZES:
THE PRIZES:
- First Prize: $ 2000
- Second Prize: $ 1500
- Third Prize: $ 1000
- Special Prize of "Turhan Selçuk: $ 500
- 10 mentions
www.donquichotte.org
www.donquichotte.org
Homenagem a Almada Negreiros na Sociedade Portuguesa de Autores, dia 15 DE jUNHO
Delações do Ego de Ricardo Campus dia 12 de Junho - Lançamento do album
O autor Ricardo Campus e o “Armazém do Caffé de Braga”, têm o prazer e a honra de convidar Vexas. para a sessão de lançamento do livro “Delações do Ego”, a ter lugar no próximo dia 12 de Junho pelas 21h30, neste mesmo estabelecimento.
Contaremos também com uma performance poética pelo pintor Ângelo Vaz.
Armazém do Caffé Braga
Rua Eça de Queiróz, 98
(Junto ao Jardim de Sta. Bárbara)
4700 - 315 Braga
Telefone: 253 104 262O
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Ricardo ©ampus
Monday, June 07, 2010
Inauguração da II Bienal de Humor Luis d'Oliveira Guimarães em Penela dia 6 de Junho
Santigu e Agim Sulaj junto ao seus trabalhos premiado na Galeria de arte da Biblioteca Municipal de Penela onde está patente ao público a II Bienal de Humor até 16 de Julho
Aspectos da Galeria de arte da Biblioteca Municipal de Penela onde está patente ao público a II Bienal de Humor até 16 de Julho
Aspectos da Galeria de arte da Biblioteca Municipal de Penela onde está patente ao público a II Bienal de Humor até 16 de Julho
Aspectos da Galeria de arte da Biblioteca Municipal de Penela onde está patente ao público a II Bienal de Humor até 16 de Julho
Na cerimónia da entrega dos prémio o Grupo de Teatro do Espinhal representaram "A Farsa do Juiz Direito" e o "Auto do Boticário"
Elenco do Grupo de teatro do Espinhal no final de "O Auto do Boticário" de Luis d'Oliveira Guimarães
Elenco do Grupo de teatro do Espinhal no final de "O Auto do Boticário" de Luis d'Oliveira Guimarães
Agim Sulaj recebendo o trofeu do 3º Prémio das mãos do Juiz Renato Barroso (representante da Familia Oliveira Guimarães)
Espinhal - Inauguração da II Bienal de Humor Luis d'Oliveira Guimarães - Penela 5 e 6 de Junho
integrada na II Bienal de Humor
Espectáculo de Rua no dia 5 no Espinhal
Aspecto da pequena retrospectiva do espólio Teatral de Luis d'Oliveira Guimarães . Manuscrtyos de alguma peças, recortes de criticas e crónicas da imprensa escritas pelo homenageado, caricaturas, fotos de artistas... e as cadeiras Colombina e Arlequim
Aspecto da pequena retrospectiva do espólio Teatral de Luis d'Oliveira Guimarães
Aspecto da pequena retrospectiva do espólio Teatral de Luis d'Oliveira Guimarães
Agim Sulaj e Santiagu (Premiados da Bienal de Humor)
e Agim Sulaj, Santiagu e Zé Oliveira ao fundo
Agim Sulaj (3º Prémio), Osvaldo Macedo de Sousa (Director Artistico e Produtor da Bienal) e Santiagu (1º Prémio) sob a sombra do protector Luis d'Oliveira Guimarães