Monday, January 04, 2016

PortoCartoon 2016

Dear Cartoonist,
International organizations (ICSU, ISSC e CIPSH), under the patronage of UNESCO declared 2016 as the International Year of the Global Understanding. This is a good purpose for humorous reflection on so many misunderstandings spread by the media. From the world to the world.
Wolinski said that the humor needs disaster, despair and nervous breakdown, to bloom (PortoCartoon 2009 catalogue). This is the challenge: to promote the global understanding, with the disagreement of humor!
Two great figures have been appointed for the 2016 edition of the Caricature Special Awards:
1 - Charlie Chaplin (1989-1971)
2 - Sara Sampaio (1991-) International model has been cover of the most famous fashion magazines in the world.The choice of this figures aim to target the ingeniousness of humour artists, and arises from other designations made since 2013: Manoel de Oliveira and José Saramago (2013); Nelson Mandela and Siza Vieira (2014); Cristiano Ronaldo and Ernest Hemingway (2015).
We will be looking forward to receiving your most appreciated participation, with our best wishes for a 2016 full of humour,
Luís Humberto MarcosDirector
Contacts:
PortoCartoon-World Festival
The Portuguese Printing Press Museum
Estrada Nacional  108, nº 206
4300- 316 Porto
Portugal
Tel: +351 22 530 49 66

Cara(o) cartunista,
Organizações internacionais (ICSU, ISSC e CIPSH), com o patrocínio da UNESCO, proclamaram 2016 como Ano Internacional do Entendimento Mundial. É um bom propósito e pretexto para a reflexão humorística sobre tantos desentendimentos que as notícias espalham. Do mundo para o mundo.
Wolinski dizia que "o humor precisa da desgraça, do desastre, do desespero, da crise de nervos, para desabrochar" (Catálogo PortoCartoon 2009).
O desafio é este: promover o entendimento mundial, com o desentendimento do humor!
Para os Prémios Especiais de Caricatura 2015, estão designadas duas figuras de fama mundial: 
1 - Charlie Chaplin (1989-1971) - Há cem anos Charles Chaplin vivia o seu ano de ouro. Figura imortal da história do cinema, continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo.
2 - e Sara Sampaio (1991-    ) - Modelo internacional, tem sido capa das revistas de moda mais famosas do mundo.
A escolha desta figuras para alvo do engenho dos artistas do humor surge na sequência de outras designações feitas desde 2013: Manoel de Oliveira e José Saramago (em 2013); Nelson Mandela e Siza Vieira (em 2014); e Cristiano Ronaldo e Ernest Hemingway (2015).
Com votos de um ano 2016 cheio de humor, envio um abraço forte
Luís Humberto Marcos Diretor
Contactos:
PortoCartoon-World Festival
Museu Nacional da Imprensa
Estrada Nacional  108, nº 206
4300- 316 Porto
Portugal
Tel: +351 22 530 49 66
O Entendimento Global
Charlie Chaplin e Sara Sampaio são prémios especiais de Caricatura
“O Entendimento Global” vai servir de mote para o PortoCartoon - World Festival de 2016, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
O convite à participação acaba de ser lançado aos cartunistas de todo o mundo e apresenta as figuras emblemáticas de Charlie Chaplin e Sara Sampaio para prémio especial de caricatura.
Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2016 (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/eventos/pc/xviii/xviiiportocartoon_2016.pdf ), “foi com ironia que, há cinco séculos, Thomas Moore, pensou em utopias depois de criticar os abusos de poder, as desigualdades e distorções da época em que vivia. A sua cidade utópica continua a ser um belo contraponto às confusões e desmandos mundiais”.  Em sintonia com o tema escolhido pela UNESCO - O Entendimento Mundial – “constitui, em si mesmo, um horizonte da utopia. Por isso mesmo, 500 anos depois, a Utopia (1516) continua a ser um livro precioso, pela sua atualidade.” Considerando que vivemos uma época de “contradições, conflitos, manifestações de força, abusos, dramas migrantes, violações de direitos, novos muros, ganância e estupidez de diferentes poderes que controlam o mundo”,  os organizadores do PortoCartoon sublinham a importância da arte do cartoon para “promover o entendimento mundial, com o desentendimento do humor”.
Voltando às palavras que Georges Wolinksi deixou gravadas no catálogo do PortoCartoon 2009, "o humor precisa da desgraça, do desastre, do desespero, da crise de nervos, para desabrochar"
Charlie Chaplin e Sara Sampaio
Na sua 18.ª edição, o PortoCartoon lança mais dois prémios especiais de caricatura. Com início em 2013, o Prémio Especial de Caricatura focou, nesse ano, figuras como José Saramago e Manoel de Oliveira; em 2014 foi a vez de Nelson Mandela e Siza Vieira em 2015 Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo.
Para os Prémios especiais de Caricatura 2016, estão designadas duas grandes figuras de fama mundial: Charlie Chaplin (1989-1971) e Sara Sampaio Sara Sampaio (1991-  ).
Há cem anos Charles Chaplin vivia o seu ano de ouro. Em 1916 produziu alguns dos filmes de comédia mais importantes da história do cinema. Foi o ano de maior produção chapliniana: oito filmes, entre eles O Vagabundo (cuja personagem já havia criado em 1914). Figura imortal da história do cinema, Chaplin continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo.
Sara Sampaio, manequim natural do Porto e a viver em Nova Iorque, tem sido capa das revistas de moda mais famosas do mundo. Alguns dos anúncios que protagoniza têm um cariz risível, como o de fazer derreter o gelo, numa marca de hambúrguer. 
Está assim lançada mais uma edição do PortoCartoon World Festival, que decorrerá, como vem sendo hábito, em Junho do próximo ano, integrando as Festas da Cidade do Porto – Capital do Cartoon.
Museu Nacional da Imprensa – Comunicação
Tel.: +351 22 530 49 66


Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?