Wednesday, May 30, 2012

Entre polvo e “pobo” Cronica de Daniel Abrunheiro

As pessoas acham que EDP é Electricidade de Portugal. Não é. A sigla significa isto: Efectivos Donos de Portugal.
As pessoas acham que a fraude do BPN daria para repor não sei quantos subsídios de natal & férias. Não dariam. Mas seriam “coiso”, para citar o Alvarito ministro do Desemprego, para chegar ao pagamento de mês e meio de salários (sem os prémios) aos efectivos-donos-de-Portugal, mais os penteados da Catarina Furtado na RêTêPê, mais um fim-de-semana a meia-pensão-sete-estrelas em Vila Praia de Zanzibar aos casais Henrique Granadeiro & Senhora / Zeinal Bava & Consorte.
As pessoas também acham que o “pobo” não é estúpido. Acham mal. A maior parte dos Portugueses acha que nunca se vai ver grega. É quando os Portugueses, em vez de Portugueses, se dão ao luxo (ou ao lixo) de ser só “pobo”. Quando se derem por achados, darão consigo mesmos sujeitos ao Duarte Lima chefiando o Ministério da Justiça, ao Vara nas Finanças, ao Isaltino na Procuradoria Geral da República e, por bónus gorduroso, com o Super Silva SMS Carvalho porteiro da Lux e da Kapital ao mesmo tempo, isto se o Pinto Balsemão não comprar o Público entretanto só para fazer pirraça ao Marcelo Rebelde de Sousa.
Entretanto, o Fernando Mendes e a Fátima Lopes (a dos gritos, não a dos vestidos à francesa) dizem mal do Goucha levar injecções vitamínicas para não envelhecer a partir do pescoço. Súbito, aparecem o Nicolau Breyner, o Júlio Isidro e o Herman José muito aflitos a ganir coisas tipo se a RêTêPê desaparece o que é que eu faço da minha vida, estimo bem que tu te lixes mas se a RêTêPê desaparece o que é que eu faço da minha vida.
Lá mais no fundo, porém, onde o ex-povo não toca, Bernardo Sassetti morreu. Era só um pianista, não tocava alto nas feiras, não bajulava vereadores nem corredores nem dava passos perdidos. Sabia e era música. Pouco mais tinha do que quarenta anos. Ouço-o ainda, por vezes, no escuro da minha sala. Desisto da burridade do “pobo”, desisto de acender a luz da sala, ponho Sassetti vivo outra vez e faço de conta que ninguém é dono de mim nem de Portugal.

Siria in Cartoon by Hasan Bleibel


31 de Maio às Quintas Falamos de BD bo CNBDI - Imagens da Guerra Colonial



Livro de Cyril Pedrosa apresentad​o pelo diretor do AmadoraBD

O diretor do AmadoraBD, Nelson Dona, estará amanhã em Paris para apresentar o livro Le Portugal, de Cyril Pedrosa, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto Camões de Paris e a Embaixada de Portugal em França.
Cyril Pedrosa é um autor fran­cês de banda desenhada, neto de por­tu­gue­ses, cujo avô emi­grou para França, em 1936, e perdeu as suas relações com a terra natal. O luso-descendente, tal como a outra parte da sua família de origem francesa, não tinha qualquer relação com Portugal, nem sequer falava português. Na sua infância passou, pontualmente, algumas férias estivais em Portugal, mas só regressou ao país dos avós, já adulto, a convite do Salão de BD da Sobreda. Nas suas próprias palavras, encarou “ a vinda a Portugal como mais uma viagem a um país estrangeiro, a convite de mais um salão de banda desenhada europeu, estranhando até como conheciam o seu trabalho em Portugal!”.
No entanto, a viagem transformou-se “numa ou na viagem importante” da sua vida: Pedrosa reconstrói as suas “memórias de infância, des­co­brindo um país afetivo” ao qual ele não sabia que estava ligado. Ficou, particularmente, encantado com Lisboa, que nunca tinha visitado.
A partir daí, Cyril Pedrosa faz investigações familiares e recebe o apoio das autoridades francesas para uma residência artística em Portugal com o objetivo de realizar um álbum de BD sobre a procura da sua identidade e das suas raízes lusitanas. A pesquisa que durou cerca de um ano foi feita em Portugal e em França e acompanhada de perto pelo Instituto Franco-Português. Uma boa parte da sua investigação foi realizada no Centro Nacional de BD e Imagem (CNBDI). No AmadoraBD e logo em 2008 foram também apresentadas algumas pranchas deste livro.
O resultado do trabalho, que durou mais de três anos, é o livro “Le Portugal”, com quase 260 páginas, uma autoficção em BD onde a personagem Simon Muchat, autor de banda desenhada, é o alter-ego de Cyril Pedrosa. Esta foi uma das edições franco-belgas mais aguardadas de 2011, tendo vencido o Galardão FNAC no Festival de BD de Angoulême deste ano (júri: livreiros especializados), além de outros prémios europeus em países onde a obra já foi traduzida. Devido ao  grande sucesso de vendas está em preparação a 3ª edição desta obra assim como a edição portuguesa que terá a chancela da ASA/LEYA.

Tuesday, May 29, 2012

“ Picasso na Galería Besada ” - 31 de Maio - Así mesmo, e neste mesmo acto, realizaremos unha homenaxe a dous pintores locais cunha longa traxectoria artística en Galicia: “A caricaturización de Gogue fronte ao hiperrealismo de Miguel Besada”.

“ Picasso na Galería Besada ”
O vindeiro xoves 31 a Galería Besada inaugura unha obra de Picasso, unha acuarela que se encadra na súa etapa de maior esplendor artístico e cun forte carácter infantil.
Picasso nace en Málaga en outubro de 1881. Os seus primeiros traballos realizounos na Coruña con apenas dez anos, onde residiu durante algúns anos. Con 14 anos ingresou na Escola de Belas Artes de Barcelona, cidade onde inicia a súa etapa formativa plena. Pacifista e comunista, recreou a obra reivindicativa máis coñecida do mundo e que se converteu nunha icona da defensa das liberdades contra os terribles sufrimentos da guerra: o “Guernica”.
Pablo Ruiz Picasso é considerado un dos mellores artistas do século XX, e a súa obra está presente en múltiples museos e coleccións de todo o mundo.
A partir das 21.00 do xoves 31 de maio na rúa Concepción Arenal 1b, convidámoste a participar na presentación desta obra.
Así mesmo, e neste mesmo acto, realizaremos unha homenaxe a dous pintores locais cunha longa traxectoria artística en Galicia: “A caricaturización de Gogue fronte ao hiperrealismo de Miguel Besada”.

--
Carlos Álvarez Besada
Dirección Galería Besada
638025023
www.galeriabesada.com


Sunday, May 27, 2012

James Hetfield (Metallica) (in Rock in Rio de Lisboa) Caricatura de Antonio Finha


Greece and UE in Cartoon by Panos Maragos


New Web HUMORÀLIA -Lleida-Spain

Hello friends and colleagues,
I invite you to see the new blog Humoràlia after a time out of network: http://humoralialleida.blogspot.com.es/
a greeting
Marçal Abella
President of HUMORÀLIA
http://humoralialleida.blogspot.com.es/

Saturday, May 26, 2012

lIvros apresentados no Festival BD de Beja - Hans Solo de Rui Lacas e Manegas o Indignado de Pedro Manaças



SPECIAL - STUDIO D'ARTE ANDROMEDA


>
SPECIAL FESTIVAL OF ECONOMY - SORRISI IN MOSTRA
Theme: LIFE CYCLES AND INTERGENERATIONAL RELATIONSDeadline: May 27, 2012 - Last days !
Sending via email
http://www.fanofunny.com/guests/studioandromeda/speciale.html- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
we remember you to participate in the international humour and satire exhibition online organized by Studio d'Arte Andromeda - Trento (Italy) in occasion of Intl Festival of Economy, may 31-june 3, 2012 in Trento (Italy)
Participate in and send immediately your cartoons by email to
studioandromeda@gmail.com
http://www.fanofunny.com/guests/studioandromeda/speciale.html- - - - - - - - - - - - - - - - -
REGULATIONS- - - - - - - - - - - - - - - - -
Exhibition: open to all professional cartoonists
Theme: LIFE CYCLES AND INTERGENERATIONAL RELATIONS (Crisis, debt, effects on the young and old generations)
Entries: min. 1 cartoonSize: min. A4 - JPG (col) or GIF (b/n), 300 dpi, max. 1 Mb
Technique: free
Deadline: May 27, 2012Exhibition: gallery on websitewww.studioandromeda.netPrizes: 3 winning cartoons, selected by votes from the public, will be awarded by the organization of Festival (not-monetary prizes).
The works should be sent via e-mail to:
studioandromeda@gmail.com
including entry-form with complete author's data
http://www.fanofunny.com/guests/studioandromeda/speciale.htmlFor further information, visit our website or email us:
Segretery Festival
info@studioandromeda.net
http://www.studioandromeda.net/http://www.fanofunny.com/guests/studioandromeda- - - - - - - - - - - - - - - - -
Other great intl contests supported by FanoFunnyhttp://www.fanofunny.com/index_e.htmlTRASIMENO BLUES CARTOON FEST (Italy)
Theme: Mama sings the Blues!
Deadline: june 10, 2012
Money Prize: 300 €uro
http://www.fanofunny.com/index_e.htmlAll the regulations, exhibits and galleries
UMORISTI A MAROSTICA (Italia)
Theme: TRAVELSExhibit: open until may 27, 2012
http://www.fanofunny.com/index_e.html
PREMIO NOVELLO (Italy)
Theme: POPULATION CENSUSExhibit: open until june 10, 2012
http://www.fanofunny.com/index_e.html

Friday, May 25, 2012

17th International Festival of Cartoon ZAGREB 2012




POBJEDNICI

The Winners




Članovi Ocjenjivačkog suda – s lijeva:
Dragutin Kovačević (Cartoonist), Nikola Plečko (Cartoonist),
Rudi Aljinović (screenwriter comics), Srećko Puntarić (Cartoonist) i Frano Dulibić (Art historian)





PRVA NAGRADA / FIRST PRIZE
SERGEY RIABOKON
Ukraine




DRUGA NAGRADA / SECOND PRIZE
SAŠA DIMITRIJEVIĆ
Serbia




TREĆA NAGRADA / THIRD PRIZE
GRIGORI KATZ
Israel




SPECIJALNO PRIZNANJE / SPECIAL MENTION
OTON REISINGER
Croatia




SPECIJALNO PRIZNANJE / SPECIAL MENTION
RAJKO TEODOROVIĆ
Croatia




SPECIJALNO PRIZNANJE / SPECIAL MENTION
GUIBAO GAI
China




SPECIJALNO PRIZNANJE / SPECIAL MENTION
AXINTE DORU
Romania




SPECIJALNO PRIZNANJE / SPECIAL MENTION
MICHAEL MAYEVSKY
Ukraine

Le Canard Libéré 252

Pour s'informer vrai et drôle, le bon réflexe c'est Le Canard Libéré
Les délices du Canard : enquêtes poussées, caricatures politiques, indiscrétions croustillantes
et bien d'autres révélations... Surtout, ne manquez pas le rendez-vous avec votre hebdomadaire satirique du vendredi.
Bonne dégustation !


La Une Du Canard Libéré N° 252
© 2012

As Quintas falamos de BD no CNBDI da Amadora dia 21 pelas 21h

Exibição do filme As Duas Faces da Guerra No dia 31 de Maio, pelas 21h00, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
Na última quinta-feira do mês convidamo-lo a tomar café connosco.
Apareça, contamos consigo.
As Duas Faces da Guerra
real: Diana Andringa / Flora Gomes

Sinopse

Luta de libertação para uns, guerra de África para outros: o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é visto, desde logo, de perspectivas diferentes por guineenses e portugueses.
Mas não são essas as únicas “duas faces” desta guerra: mais curioso é que, para lá do conflito, houve sempre cumplicidade: “Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo”, disse Amilcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.
Não por acaso, foi na Guiné que cresceu o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné, a democracia para Portugal.
É esta “aventura a dois” que queremos contar, pelas vozes dos que a viveram.
A exibição deste filme é uma cortesia LX_Logo copy

A Humorgrafe contribuiu para esta iniciativa com a exposição "A Guerra Colonial na Caricatura Portuguesa"
Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil, nº 52-A
2700-134 Amadora
T: 214369057 begin_of_the_skype_highlighting 214369057 end_of_the_skype_highlighting Fax: 214962353

Wednesday, May 23, 2012

MARCO DIGITAL: Una mente entrenada por Francisco Puñal Suárez


J. Bosco Azevedo es un caricaturista sin piedad, tiene el valor de criticar todo lo que le parece preocupante en la sociedad brasileña, y también en el ser humano, con humor, ironía e ingredientes del absurdo. Cada vez que abre una puerta lleva una caricatura en la mano. Su producción es infinita, no se detiene. Su mente entrena diariamente.
Están en su diana: políticos corruptos, el egoísmo, el desprecio al medio ambiente, la avaricia, el dogmatismo religioso, la indiferencia social, las vanidades humanas, las contradicciones sociales…
J. Bosco cuenta con treinta años de experiencia profesional y lleva veinticuatro publicando diariamente sus ilustraciones y dibujos en el diario brasileño
O Liberal, de Belém do Pará. Ha ganado varios premios a nivel nacional e internacional en salones de humor gráfico y tiene cinco libros editados. También ha publicado sus diseños en las revistas Veja, Você SA, Semana, Imprensa, Focus, y en la francesa Le Monde Magazine. Es autor de las tiras cómicas Colarinho pão e vinho, Capitão feijão y Mundo cão. La caricatura personal es otro de sus fuertes, y ha expuesto sus obras en Japón, Bélgica, Irán y Brasil.
Desde niño –dice Bosco- me gustó el humor, y fui influido por los dibujos animados de Hanna-Barbera, que veía en la televisión. Estudié de forma autodidacta a los grandes maestros del humor gráfico y realicé diversas investigaciones sobre el tema. Con el paso del tiempo he encontrado mi estilo, y en mis caricaturas me he centrado en las condiciones políticas, sociales y económicas de Brasil. Mis dibujos están basados en las noticias del día a día de la realidad de mi país.
El humor ayuda a pensar – añade- y la crítica de los dibujos refleja el pensamiento de los ciudadanos. La prensa brasileña valora mucho los dibujos humorísticos y satíricos, y cada periódico cuenta con la obra de dos o tres caricaturistas para dar una opinión, ilustrar un editorial o un artículo.

Kal - Here's my statuesque cartoon from this week's edition of The Economist.


Caspirro - Teatro com Historia em Penela - 26 de Maio e 2 de Junho


10th INTERNATIONAL COMICS FESTIVAL CONTEST 2012


 
APPLICATION DEADLINE:  AUGUST 20th, 2012
Address:    SKC Happy Gallery
                   SALON STRIPA
                   Kralja Milana 48
                   11 000 Belgrade
                   Serbia
Propositions and rules:  
(incomplete applications will not be taken into consideration)

Awards & Prizes:            
Additional information:   www.skc.rs     http://www.facebook.com/comicsfest       
       e-mail: srecnagalerija@skc.rs

Tuesday, May 22, 2012

A minha vida sexual quase todinha por Daniela Abrunheiro

Rosário Breve
Daniel Abrunheiro
A minha vida sexual quase todinha

Esta crónica é uma antecipação. É uma finta, também. Antecipo-me ao telefonema que o sr. Relvas deve andar há que tempos para fazer a meu respeito e não só ao d(uart)irector deste jornal. Escrevendo-a, pois, finto essa inenarrável senhoria da nossa triste praça política. Antes que ele me ameace com a truculenta exposição público-ribatejana das minhas intimidades mais pudendas, exponho-as eu (a nu, claro) e fico-me a rir.

Para começar em aura da mais sã verdade, não tenho grande coisa a contar. Já devo ter comido para aí, sei lá, umas quarenta gajas, das quais só duas estrangeiras porque sou fraco em língua(s). Muitas vezes teve de ser vestido e à pressa porque os pinhais não são de cinco estrelas. Conheço muito banco traseiro de Opel Corsa e muito apeadeiro deserto da desmantelada CP regional. Só em casos muito raros cheguei à segunda, p’ra ser sincero. Atingi aliás já aquela fase em que mais de meia hora de cambalhota me parece tão ficção científica quão ginástica inverosimilhança. Em moço, era muito optimista: certa ocasião, tendo copulado a contento, esqueci-me de que a parceira já era vesga antes de abater a saia, pelo que me perturbou a possibilidade de ter feito força a mais, a ponto de lhe ter escangalhado as oftálmicas. Outra ocasião, com metade das minhas excursões estrangeiras (uma marroquina bonita como um figo moreno), tive de bramar como um camelo senão a rapariga não conseguia. O que são as saudades da terra, valha-me Alá. A última vez que fiz? Já não m’alembra. Deve ter sido para aí em Novembro de 1999, mas não sei já com quem. Os nomes dos gajos esquecem-me muito. Ah pois é!

Actualmente, a minha vida sexual é similar à de p’r’aí dez milhões de lusitanos: passiva e colaboradora, a nível de impostos, gás, água, luz, combustível, pingos-doces, miguéis-relvas e Oeiras a breve trecho. A verdade é que a única coisa que ainda se me levanta em condições não é o penduricalho genital, mas a vontade a mais sincera de mandar o Governo ir-se éfe. Num pinhal, perto de lobos com cio e sob a promíscua Lua que tanto cu tem iluminado em traseiras de tanto Opel Corsa.

Assim chega, ó Miguel?



Quem se mete com o Relvas...leva!

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-XYPBWsqFpug/T7cF3smA_LI/AAAAAAAAJ0M/SWt9gE0k4KA/s1600/miguel+relvas+ameacar+jornalistas.jpg

Segundo um comunicado da Redacção do Jornal o Público, “Miguel Relvas terá dito que, se o jornal publicasse a notícia, enviaria uma queixa à ERC, promoveria um “black out” de todos os ministros em relação ao Público e divulgaria, na Internet, dados da vida privada da jornalista”.

Esta não lembra ao diabo, ameaçar que se fosse publicada uma noticia sobre as sua promiscuidade com as Secretas revelaria aspectos da vida privada da Jornalista, utilizando a informação que recebeu através dessa mesma promiscuidade e assim acabando por confirmar aquilo que pretendia esconder. Como se não bastasse tanta vocação pidesca, pediu desculpa ao jornal por ter feito aquilo que disse não ter feito. Patético. Se não se demitir ou for demitido estamos perante uma personagem inteiramente descredibilizada e tonta, que só se mantém no cargo por ser um dos apoios do governo e das suas suas negociatas e capitulações.

Monday, May 21, 2012

Resgate à Banca por Malagon


Ironic Cartoon Competition «The Famous Grouse» 2012, Russia




REGULATIONS OF IRONIC CARTOON COMPETITION «The Famous Grouse» 2012, Russia
In 2001 scotch whisky brand The Famous Grouse got acquainted with Cartoonists’ Guild of Media Union of Russia and participated in opening of International exhibition “Gagarin’s Smile”. We had a chance to appreciate the talent, creative approach and humor of Russian cartoonists and their foreign colleagues.
It is a well-known fact that Scots possess the wonderful gift of humor and self-irony, so the decision to carry out the brand own competition happened to be quite evident. Well, The Famous Grouse announced launching International Competition of Ironic Cartoon.
Topics of the competition:
•Birds – and the most famous of them, the Grouse
•Alcohol drinks – and the most popular of them, Scotch
•Famous countries – and the most famous of them, Scotland
Rules for participation:
The competition is open for professionals and amateurs on all continents. Each participant can present to the jury up to three works on each topic.
At least one work in each topic should be devoted to the Grouse, to scotch or to Scotland relatively. Combining several topics in one cartoon is an asset.
No limits are set on choosing the color of the style of work.
To become participant of the competition one should register on http://www.crevic.com/ and download one’s works on one’s page (unlimited number of works). After that one should add the work to The Famous Grouse ironic cartoon competition by ticking the box next to the work. All additional information on the competition will be available on the page of this competition on
http://www.crevic.com/ . By adding the work to the competition the participant confirms transferring all financial rights on utilization of the work in POSM and printed production, in Internet placement and any other utilization to the organizers of competition. Works submitted for competition and chosen for the exhibition can be used in decorating the events organized by The Famous Grouse brand.
The works will be accepted from April 5, 2012. The deadline for sending the works is June 17, 2012. The required size of works is A4 format (297x210 mm) 300 dpi, RGB, JPG, the highest quality possible.
International jury of the competition:
Victor Bogorad, artist (Russia)
Anatoly Vasserman, journalist and public character (Ukraine)
Bairam Gadzhiadze, artist, President of Cartoonists’ Union of Azerbaijan
Svetlana Kruglova, fine art expert, Director of Surgut Arts Museum, organizer and the head of “Karikaturum” biennale (Russia)
Nurali Latypov, writer, member of “What? Where? When?” Club. The winner of the Club’s first prize “Chrystal Owl”
Andrei Ryzhov, artist, President of Cartoonists’ Guild of Media Union of Russia (Russia)
Andrei Feldstein, artist, founder and Director of International Forum Cartoonion
http://www.cartoonblues.com/ (USA)
Tatiana Korneeva, Senior Brand Manager The Famous Grouse (Russia)
By the results of the jury’s work short list will be compiled of the works claiming for prizes. Short list will be announced on
http://www.crevic.com/ for open discussion not later than June 22.
The winners of the competition will be announced on July 5.
The exhibition of the festival works will take place in Moscow and in St.-Petersburg
Prizes:
Grand Prize of the festival – trip to Scotland for 2 for 5 days including visit to The Famous Grouse distillery
Special and personalized prizes from The Famous Grouse.
Organizers maintain the right to print the works, which will be exhibited, in the catalogue.
Source:
http://www.crevic.com/1346/ .



VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

PROGRAMAÇÃO PARALELA - DE 26 DE MAIO A 10 DE JUNHO
DIA 26 DE MAIO, SÁBADO, DAS 15H00 ÀS 04H00
15H00ABERTURA DO FESTIVAL, NA CASA DA CULTURA / LANÇAMENTO DO SPLAFT! / VISITA ÀS EXPOSIÇÕES
BEDETECA DE BEJA - CASA DA CULTURA, 1º ANDAR, ALA ESQUERDA
16h00LANÇAMENTO DO LIVRO HAN SOLO (POLVO), DE RUI LACAS, COM RUI BRITO E COM O AUTOR
16h15LANÇAMENTO DO FANZINE EFEMÉRIDE N.º 5, POR GERALDES LINO
16h30LANÇAMENTO DO LIVRO SANGUE VIOLETA E OUTROS CONTOS (EL PEP), DE FERNANDO RELVAS, COM PEPEDELREY E COM O AUTOR
16h45APRESENTAÇÃO D’OS ESCUDOS DA LUSITÂNIA, POR JOÃO FIGUEIREDO E ADELINA MENAIA
DAS 17h00 ÀS 17H30DOIS DEDOS DE CONVERSA - ANDRÉ OLIVEIRA COM CARLA RODRIGUES
23H00DOIS DEDOS DE CONVERSA – “BLOGUES DE BANDA DESENHADA”, COM NUNO AMADO E NUNO NEVES
23H30LANÇAMENTO DO FANZINE REJECT-ZINE N.º 4, POR ANDREIA RECHENA
23h45APRESENTAÇÃO DOS FANZINES FUNZIP N.º 7 E KZINE N.º 3, POR PAULO MARQUES (GRUPO ENTROPIA)
00H00APRESENTAÇÃO DO PROJETO SOHEI, POR ANDRÉ OLIVEIRA E PEDRO CARVALHO
00H15APRESENTAÇÃO DO PROJECTO OBSCURUM NOCTURNUS, POR DIOGO CARVALHO
00H30 APRESENTAÇÃO DO GRANDE PRÉMIO GERALDES LINO PARA AUTOR REVELAÇÃO
00H45TERROR NA BEDETECA, COM A EXIBIÇÃO DE UM FILME SURPRESA (TENHAM MEDO… TENHAM MUITO MEDO…)
02H15INTERVALO PARA UM BELO CALDO VERDE (1,00 EURO)
02H30EXIBIÇÃO DO FILME AS AVENTURAS DE BLUEBERRY (2004), DE JAN KOUNEN, BASEADO NA PERSONAGEM DE JEAN GIRAUD
04H00PASSEIO PELA CIDADE, PARA VER O QUE AINDA ESTÁ ABERTO (SÓ PARA OS MAIS CORAJOSOS)
MERCADO DO LIVRO - CASA DA CULTURA, AUDITÓRIO INTERIOR 10 LOJAS – MUITAS DEZENAS DE EDITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS REPRESENTADOS! (DR KARTOON / INVICTA INDIE ARTS / KINGPIN BOOKS / LIVRARIA CONTRACAPA / LUPYNANDE / MONGORHEAD COMICS / MUNDO FANTASMA / O LOBO MAU / VOL)
BANCAS DA APENAS LIVROS, ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO, CHILI COM CARNE / MMMNNNRRRG, EL PEP, GRUPO ENTROPIA, IMPRENSA CANALHA, NCREATURES, OPUNTIA BOOKS, PEDRANOCHARCO, POLVO, QUAL ALBATROZ, QUARTO DE JADE E VITAMINABD
FANZINES (EFEMÉRIDE, REJECT-ZINE, ETC.) E EDIÇÕES DE AUTOR (PEDRO MANAÇAS, RUI DIAS SENA, ETC.)
VENDA DE REVISTAS USADAS
WORKSHOP E MOSTRA DE MODELISMO COM JOÃO CALADO E SIMÃO MATOS (AMBA) E ALUNOS DO CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO, DE BEJA
CAMPANHA DE ASSINATURAS DA REVISTA BANZAI (NCREATURES)
VENDA DE ORIGINAIS E SERIGRAFIAS
GAMECON BEJA 2012 – TORNEIOS / MINI-TORNEIOS / RETROGAMING (X-BOX 360 / PS3 / PS2 / DREAMCAST / MEGA DRIVE) COM OS JOGOS FIFA 12, GEARS OF WAR 3, HALO 3, MORTAL KOMBAT KOMPLETE EDITION, STREET FIGHTER IV, TAKEDOWN TEKKEN 6 E MUITOS OUTROS! VÁRIOS PRÉMIOS (INCLUINDO XBOX 360)
MAIS INFORMAÇÕES E HORÁRIOS EM WWW.FACEBOOK.COM/GAMECONBEJA2012
(ORGANIZAÇÃO DE PAULO GRADE E SILVESTRE FRANCISCO)

00H30 ENCERRAMENTO DO MERCADO DO LIVRO
MERCADO DO LIVRO - CASA DA CULTURA, AUDITÓRIO INTERIOR
DAS 17H30 ÀS 18H00SESSÃO DE AUTÓGRAFOS “OFICIAL”, COM ANDRÉ OLIVEIRA, ANDREIA RECHENA, CARLA RODRIGUES, DIOGO CARVALHO, ELISEU GOUVEIA, FERNANDO RELVAS, MARIA JOÃO WORM, PAULO MARQUES, PEDRO CARVALHO, PEDRO MANAÇAS, PEPEDELREY, RUI DIAS SENA E RUI LACAS
NOTA: os autores referidos estarão nos locais assinalados para os autógrafos fora deste horário sempre que desejarem, inclusivamente no Domingo

CAFETARIA - CASA DA CULTURA, R/C, ALA DIREITA
DAS 15H00 ÀS 19H30 – ESPLANADA
17H00TRANSMISSÃO DO JOGO DE PREPARAÇÃO PARA O EUROPEU PORTUGAL – MACEDÓNIA, EM ECRÂ GIGANTE
18H30ENCONTRO NA CAFETARIA PARA A VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “TRAÇOS COMUNS”, COM DOMINGOS ISABELINHO
19H30ENCERRAMENTO DA CAFETARIA
SALA DE ATELIÊS
CASA DA CULTURA, 1º ANDAR, ALA DIREITA
DAS 16H00 ÀS 17H00LEMON STUDIO – CLUBE DE MANGA – ATELIÊ DE BANDA DESENHADA – INFORMA-TE SOBRE AS ACTIVIDADES DO CLUBE!
JARDIM INTERIOR
CASA DA CULTURA, R/C, ALA ESQUERDA
DAS 15H00 ÀS 00H30ESPAÇO “ZEN” - PARA QUEM QUISER ESTAR SOSSEGADO A LER UM LIVRO…
ENTRADA DA CASA DA CULTURA - JANTAR SEGUIDO DE MODAS CAMPANIÇAS
DAS 20H00 ÀS 22H00 – JANTAR NAS ARCADAS DA CASA DA CULTURA / MÚSICA AMBIENTE / PETISCOS / BARRAQUINHA DE CERVEJA
NOTA: A inscrição no JANTAR custa 4,50 euros (pão, azeitonas, chouriço, queijo, feijoada à Alentejana, vinhos, sumos, café, fruta, etc.) e deve ser feita até dia 24, quinta-feira, para o telefone 969660234, ou através do e-mail da Bedeteca (bedeteca@cm-beja.pt) O pagamento é feito no dia 26, no Mercado do Livro (Casa da Cultura). Os que não se inscreverem poderão petiscar qualquer coisa e beber umas cervejas no local… De qualquer forma estaremos juntos para dois dedos de conversa.
DAS 22H00 ÀS 23H00 - ESPECTÁCULO “MODAS CAMPANIÇAS E OUTRAS MÚSICAS”, COM PAULO COLAÇO E ZÉ EMÍDIO
23H00CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PARALELA, NA BEDETECA
CASA DA CULTURA
O4HOOENCERRAMENTO DA CASA DA CULTURA


DIA 27 DE MAIO, DOMINGO
VILLA ROMANA DE PISÕES
10H30VISITA GUIADA À VILLA ROMANA DE PISÕES (A 7 QUILÓMETROS DE BEJA), POR FLORIVAL BAIÔA MONTEIRO
ENCONTRO NO LARGO DO MUSEU REGIONAL DE BEJA
A VIAGEM SERÁ FEITA EM AUTOCARRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA
12H30REGRESSO
BEDETECA DE BEJA
CASA DA CULTURA, 1º ANDAR, ALA ESQUERDA
15H00LANÇAMENTO DO LIVRO O INFANTE PORTUGAL E AS SOMBRAS MUTANTES (APENAS LIVROS), POR DANIEL MAIA, DANIEL HENRÍQUES E SUSANA RESENDE
15H15APRESENTAÇÃO DO LIVRO MANEGAS, O INDIGNADO, POR PEDRO MANAÇAS
15H30APRESENTAÇÃO DOS NOMEADOS PARA OS XII TROFÉUS CENTRAL COMICS, POR DANIEL MAIA
15H45APRESENTAÇÃO DO LIVRO TEMPOS MEDIEVAIS, POR RUI DIAS SENA
16H00MACHADO-DIAS E JULIO SHIMAMOTO POR MACHADO-DIAS
16H15LANÇAMENTO DA ZONA i1 (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO), POR ANDRÉ OLIVEIRA E MIGUEL PERES
16H30 – APRESENTAÇÃO DO PORTUSAKI 2012, POR DANIEL MAIA
DAS 16H45 ÀS 17H00APRESENTAÇÃO DA REVISTA ZONA NIPPON (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO) E DO LIVRO LEPORIDAE (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO), POR ANDRÉ OLIVEIRA E MIGUEL PERES
MERCADO DO LIVRO - CASA DA CULTURA, AUDITÓRIO INTERIOR 10 LOJAS – MUITAS DEZENAS DE EDITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS REPRESENTADOS! (DR KARTOON / INVICTA INDIE ARTS / KINGPIN BOOKS / LIVRARIA CONTRACAPA / LUPYNANDE / MONGORHEAD COMICS / MUNDO FANTASMA / O LOBO MAU / VOL)
BANCAS DA APENAS LIVROS, ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO, CHILI COM CARNE / MMMNNNRRRG, EL PEP, GRUPO ENTROPIA, IMPRENSA CANALHA, NCREATURES, OPUNTIA BOOKS, PEDRANOCHARCO, POLVO, QUAL ALBATROZ, QUARTO DE JADE E VITAMINABD – FANZINES (EFEMÉRIDE, REJECT-ZINE, ETC.) E EDIÇÕES DE AUTOR (PEDRO MANAÇAS, RUI DIAS SENA, ETC.)
VENDA DE REVISTAS USADAS
WORKSHOP E MOSTRA DE MODELISMO COM JOÃO CALADO E SIMÃO MATOS (AMBA) E ALUNOS DO CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO, DE BEJA
CAMPANHA DE ASSINATURAS DA REVISTA BANZAI (NCREATURES)
VENDA DE ORIGINAIS E SERIGRAFIAS
GAMECON BEJA 2012 – TORNEIOS / MINI-TORNEIOS / RETROGAMING (X-BOX 360 / PS3 / PS2 / DREAMCAST / MEGA DRIVE) COM OS JOGOS FIFA 12, GEARS OF WAR 3, HALO 3, MORTAL KOMBAT KOMPLETE EDITION, STREET FIGHTER IV, TAKEDOWN TEKKEN 6 E MUITOS OUTROS! VÁRIOS PRÉMIOS (INCLUINDO XBOX 360)
MAIS INFORMAÇÕES E HORÁRIOS EM WWW.FACEBOOK.COM/GAMECONBEJA2012
(ORGANIZAÇÃO DE PAULO GRADE E SILVESTRE FRANCISCO)
VENDA DE PRINTS DA ARGA WARGA EDIÇÕES
20H00ENCERRAMENTO DO MERCADO DO LIVRO
CAFETARIA - CASA DA CULTURA, R/C, ALA DIREITA
DAS 15H00 ÀS 18H00 – ESPLANADA
DAS 17H00 ÀS 17H30 VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “DE BEJA A ANGOULÊME – 18 HORAS DE COMBOIO”, COM FRANCISCO PAIXÃO
18H00ENCERRAMENTO DA CAFETARIA
CASA DA CULTURA
20H00ENCERRAMENTO DA CASA DA CULTURA
SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO BEJENSE
22H00 – NOITE DE SNOOKER, CAFÉ E BAGAÇOS, NA CAPRICHO BEJENSE
TODOS OS DIAS (DE SEGUNDA DIA 28 DE MAIO, A DOMINGO DIA 10 DE JUNHO)

PROGRAMAÇÃO PARALELA - DE 26 DE MAIO A 10 DE JUNHO

DIA 26 DE MAIO, SÁBADO, DAS 15H00 ÀS 04H00
15H00ABERTURA DO FESTIVAL, NA CASA DA CULTURA / LANÇAMENTO DO SPLAFT! / VISITA ÀS EXPOSIÇÕES
BEDETECA DE BEJA
CASA DA CULTURA, 1º ANDAR, ALA ESQUERDA
16h00LANÇAMENTO DO LIVRO HAN SOLO (POLVO), DE RUI LACAS, COM RUI BRITO E COM O AUTOR
16h15LANÇAMENTO DO FANZINE EFEMÉRIDE N.º 5, POR GERALDES LINO
16h30LANÇAMENTO DO LIVRO SANGUE VIOLETA E OUTROS CONTOS (EL PEP), DE FERNANDO RELVAS, COM PEPEDELREY E COM O AUTOR
16h45APRESENTAÇÃO D’OS ESCUDOS DA LUSITÂNIA, POR JOÃO FIGUEIREDO E ADELINA MENAIA
DAS 17h00 ÀS 17H30DOIS DEDOS DE CONVERSA - ANDRÉ OLIVEIRA COM CARLA RODRIGUES
23H00DOIS DEDOS DE CONVERSA – “BLOGUES DE BANDA DESENHADA”, COM NUNO AMADO E NUNO NEVES
23H30LANÇAMENTO DO FANZINE REJECT-ZINE N.º 4, POR ANDREIA RECHENA
23h45APRESENTAÇÃO DOS FANZINES FUNZIP N.º 7 E KZINE N.º 3, POR PAULO MARQUES (GRUPO ENTROPIA)
00H00APRESENTAÇÃO DO PROJETO SOHEI, POR ANDRÉ OLIVEIRA E PEDRO CARVALHO
00H15APRESENTAÇÃO DO PROJECTO OBSCURUM NOCTURNUS, POR DIOGO CARVALHO
00H30 APRESENTAÇÃO DO GRANDE PRÉMIO GERALDES LINO PARA AUTOR REVELAÇÃO
00H45TERROR NA BEDETECA, COM A EXIBIÇÃO DE UM FILME SURPRESA (TENHAM MEDO… TENHAM MUITO MEDO…)
02H15INTERVALO PARA UM BELO CALDO VERDE (1,00 EURO)
02H30EXIBIÇÃO DO FILME AS AVENTURAS DE BLUEBERRY (2004), DE JAN KOUNEN, BASEADO NA PERSONAGEM DE JEAN GIRAUD
04H00PASSEIO PELA CIDADE, PARA VER O QUE AINDA ESTÁ ABERTO (SÓ PARA OS MAIS CORAJOSOS)
MERCADO DO LIVRO - CASA DA CULTURA, AUDITÓRIO INTERIOR 10 LOJAS – MUITAS DEZENAS DE EDITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS REPRESENTADOS! (DR KARTOON / INVICTA INDIE ARTS / KINGPIN BOOKS / LIVRARIA CONTRACAPA / LUPYNANDE / MONGORHEAD COMICS / MUNDO FANTASMA / O LOBO MAU / VOL)
BANCAS DA APENAS LIVROS, ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO, CHILI COM CARNE / MMMNNNRRRG, EL PEP, GRUPO ENTROPIA, IMPRENSA CANALHA, NCREATURES, OPUNTIA BOOKS, PEDRANOCHARCO, POLVO, QUAL ALBATROZ, QUARTO DE JADE E VITAMINABD
FANZINES (EFEMÉRIDE, REJECT-ZINE, ETC.) E EDIÇÕES DE AUTOR (PEDRO MANAÇAS, RUI DIAS SENA, ETC.)
VENDA DE REVISTAS USADAS
WORKSHOP E MOSTRA DE MODELISMO COM JOÃO CALADO E SIMÃO MATOS (AMBA) E ALUNOS DO CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO, DE BEJA
CAMPANHA DE ASSINATURAS DA REVISTA BANZAI (NCREATURES)
VENDA DE ORIGINAIS E SERIGRAFIAS
GAMECON BEJA 2012 – TORNEIOS / MINI-TORNEIOS / RETROGAMING (X-BOX 360 / PS3 / PS2 / DREAMCAST / MEGA DRIVE) COM OS JOGOS FIFA 12, GEARS OF WAR 3, HALO 3, MORTAL KOMBAT KOMPLETE EDITION, STREET FIGHTER IV, TAKEDOWN TEKKEN 6 E MUITOS OUTROS! VÁRIOS PRÉMIOS (INCLUINDO XBOX 360)
MAIS INFORMAÇÕES E HORÁRIOS EM WWW.FACEBOOK.COM/GAMECONBEJA2012
(ORGANIZAÇÃO DE PAULO GRADE E SILVESTRE FRANCISCO)

DIAS 1 E 2 DE JUNHO (SEXTA E SÁBADO)
AUDITÓRIO AO AR LIVRE DA CASA DA CULTURA
SANTA MARIA SUMMER FEST 2012
DIA 1, COM AS BANDAS MATA RATOS, CORPUS CHRISTII, MINDFEEDER, GOATFUKK, CREATION UNDONE E REIS DO ASFALTO, A PARTIR DAS 20H00
DIA 2, COM AS BANDAS HEAVENWOOD, SIMBIOSE, FOR THE GLORY, RDB, NEOPLASMAH E LUNAE LUMEN, A PARTIR DAS 20HOO
ZONA DE MERCHANDISING, COMES E BEBES (INCLUINDO COMIDA VEGETARIANA)
A ENTRADA É LIVRE!
MAIS INFORMAÇÕES EM:
WWW.FACEBOOK.COM/SANTAMARIASUMMERFEST
(ORGANIZAÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA)
HORÁRIOS
SÁBADO DIA 26, DAS 15H00 ÀS 04H00
DOMINGO DIA 27, DAS 10H00 ÀS 20H00
DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H00 ÀS 23H00
SÁBADOS E DOMINGOS DAS 10H00 ÀS 23H00
DOMINGO DIA 10, DAS 10H00 ÀS 20H00

CONTACTOS
BEDETECA DE BEJA
EDIFÍCIO DA CASA DAS CULTURA
RUA LUÍS DE CAMÕES
7800-508 BEJA
TEL. 284313318 / 284313310
TLM. 969660234
ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA (BEDETECA DE BEJA)
PARCEIROS: ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DO PATRIMÓNIO CULTURAL DA REGIÃO DE BEJA / MUSEU REGIONAL DE BEJA
APOIO: COOPERATIVA PROLETÁRIO ALENTEJANO / AGRUPAMENTO DAS ESCOLAS DE SANTIAGO MAIOR / A COZINHA / EDIÇÕES POLVO / CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO / STAR WARS CLUBE PORTUGAL / LNK / ARTE PÚBLICA / SOCIEDADE FILARMÓNICA CAPRICHO BEJENSE / LEMON BD

This page is powered by Blogger. Isn't yours?