Monday, March 28, 2011

XIV Salão Luso-Galaico de Caricatura / Douro 2011

Caros Companheiros de Risco

A crise é a desculpa para tudo, principalmente para parar o país. Mas, a persistência dá por vezes os seus frutos e, após a suspensão em 2010 do Salão Luso-Galaico de Caricatura de Vila Real, vê-se neste momento alguma luz ao fundo do túnel do Marão.
Já não é a autarquia que organizará, será o Douro Alliance, um Instituto inter-municipal que abarca Vila Real, Peso da Régua e Lamego. Apesar da inauguração se manter em Vila Real, a exposição percorrerá depois aquelas localidades, assim como a tradicional ida a Ourense (com maior justificação agora que acabou a Bienal de caricatura de Ourense). O Salão também deixa de ser anual, passando a Bienal. O catálogo deixa de ter a dimensão 22 x 22cm, optando-se pelo formato de bolso 15,5 x 15,5 cm. Deixa de ter a referencia Vila Real para passara a ser Douro. Ainda falta consolidar alguns pontos, mas já me foi dada luz verde para contactar os artistas.
Esta iniciativa só se mantém no futuro se, os artistas continuarem a apoiar, participando e publicitando. Mantem-se restrita a artistas residentes em Portugal e na Galiza.
O TEMA do XIV SALÃO LUSO-GALAICO DE CARICATURA / DOURO 2011 é “O TURISTA” (na sua vasta expressão de turismo rural, ecológico, cultural, de massas, de pé rapado, laboral, paródias ao Turista, Turismo, que patrimónios mais se procura, o vinho e vinha do Douro, o barroco, as igrejas, os solares…).
Cada artista pode enviar até 4 DESENHOS a preto e branco, formato ideal o A4 (sendo aceite até A3). Os artistas podem optar por enviar por e-mail para humorgrafe_oms@yahoo.com  e no caso de serem premiados entregarem na inauguração o original. No caso de trabalhos digitais entregam reprodução assinada à mão e numerado 1/1.
Podem ser enviadas as obras por correio para XIV Salão Luso-Galaico de Caricatura – Douro 2011, Edifício da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira – Rua madame Brouillard, 5000-573 Vila Real / Portugal. Os trabalhos digitais enviados devem vir acompanhados com a obra em CD.
A data limite de envio é 2 DE MAIO. A Reunião do Juri realiza-se no inicio de Maio e os Prémios mentem-se como nos outros anos em Euros.
A Inauguração está prevista para 25 de Junho no mesmo espaço dos outros anos, ou seja, na Galeria de Arte do Teatro Municipal de Vila Real.
Grato pelo vosso apoio
Osvaldo Macedo de Sousa (Humorgrafe)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?