Monday, October 06, 2008

FECOPortugal

Finalmente foi constituida oficialmente a FecoPortugal. É um projecto que eu aplaudo, pena é que não tenha mais adesões de artistas gráficos portugueses. Fui abordado muitas vezes, no passado, pela Feco internacional para criar e dirigir uma Feco em Portugal, contudo eu não sou artista, sou apenas um historiador, um produtor, e considero que quem deve estar nesta associação são os artistas e não os que não sabem desenhar e por isso fazem o resto. Da mesma forma que considero que um Salão, um concurso nunca deveria ser dirigida por um artista, para se evitar o aproveitamento pessoal nestas iniciativas, tambem acho que um produtor, um investigador não deve estar, e muito menos dirigir uma associação de classe. Quanto muito deve-se criar um estatuto de associados, de colaboradores, e desde já me declaro um parceiro, um colaborador para tudo o que a FECOPortugal desejar de mim. Se me aceitarem como elemento associado, terei muito gosto, mas nunca como membro com direito a voto, e a cargos directivos.

Na constituição notarial desta associação descreve os seguintes objectivos, assim como descreve a constituição directiva:

Objecto Social da FecoPortugal
Conforme ficou exarado no respectivo auto d constituição,
"A FECO-PORTUGAL - Associação de Cartoonistas, é uma instituição sem fins lucrativos.
Constituem atribuições da FECOPORTUGAL:
a) Promover a arte da Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração, Cinema de Animação e expressões plásticas afins;
b) Pugnar pelo reconhecimento, dignidade, prestígio e justa remuneração profissional dos seus autores;
c) Defender os interesses, direitos e prorrogativas dos seus membros;
d) Promover e reforçar a solidariedade entre os seus membros;
e) Fomentar o intercâmbio com organismos congéneres nacionais e estrangeiros;
A actividade da FECOPORTUGAL não se subordina a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou outras, actuando com total independência. Serão associados da FECOPORTUGAL os autores de Caricatura, Cartoon, Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação que, por direito próprio, estejam devidamente inscritos nesta associação."
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Por que se chama FECO
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Chama-se FECO, porque é criada com o objectivo de se filiar na Federação internacional designada FECO - FEderation of cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países.

Quem são os corpos sociais
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Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Onofre Martins Varela
Secretário - Pedro José Bento Alves
Secretário - Rodrigo Daniel Nunes de Matos
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Direcção
Presidente - José Freire de Oliveira
Tesoureiro - César Manuel Sereno Mateus Évora
Secretário - Mário José Oliveira Teixeira
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Conselho Fiscal
Presidente - Álvaro José Teixeira Santos
Secretário - Carlos Alberto Antunes Sêco
Vogal - Eduardo José de Jesus Esteves

Festival de Lodz - Polónia

Festa Final na noite de sábado, com musica e concurso de desenhos ao vivo sobre mulheres nuas, as tais heroinas da BD (? )
Moebius, Manara e outros artistas a terem de mostrar as suas habilidades ao vivo
Moebius na exposição passeando
Desenhos de Manara e Moébius
Os desenhos dos mestres que se sugeitaram à prova

Thursday, October 02, 2008

Humoristas gráficos y exilio

Por J.M. Varona CHE
http://www.fandecomix.com

Especialmente en los tiempos actuales, se ha hecho patente a nivel general, el interés por la suerte que corrieron -una vez acabada la Guerra Civil-, algunos humoristas gráficos españoles que desarrollaron su labor en la II República .Entre los preocupados por el tema está el dibujante Lamberto Ortiz “Lamber”, el cual, el 15 de septiembre y en el marco del Salón de Actos del Centro Cívico de Sagunto, dio una conferencia sobre las vicisitudes sufridas por determinados dibujantes republicanos. El acto fue organizado y presentado por el presidente del Ateneo El Puerto Don Luis Cuadau; también estuvieron presentes concejales de EU y SP y el secretario comarcal de Comisiones Obreras.
Lamberto inició su disertación haciendo mención a la labor que unos profesionales desarrollaron en un momento de la Historia de España, llevados por los ideales de los que eran portadores y en la forma en que ellos sabían hacerlo, que era dibujando, lo que les creó las correspondientes enemistades, por lo que al sentirse amenazados, al acabar la contienda, no tuvieron más remedio que “poner pies en polvorosa”y exiliarse, cosa que hicieron en particular a través de Francia, cuyas autoridades no tuvieron el menor inconveniente en internarlos en campos de concentración en los que el maltrato, el desprecio y la desconfianza, estuvieron a la orden del día. Estos hechos fueron fielmente reflejados en un magnífico libro que se publicó en 1944,-precisamente con el título “Campos de concentración”-, con dibujos de Josep Bartolí y textos de Narcís Molins Aparte de las terribles marchas a pie y en toda suerte de vehículos, muchos españoles, sufriendo las mayores calamidades, iniciaron el camino del exilio por vía marítima (recuerda los nombres de los barcos “Massilia, Winnipeg y Sinaia), desde varios puertos, y en especial desde el de Valencia que se había convertido en la capital de la República.Poco a poco, la situación se fue normalizando en la nación vecina y en otras partes, lo que permitió a muchos profesionales trasladarse a otros países, en particular a los de lengua común española como son: Argentina, Chile, Cuba, Venezuela, México y otros, y de rebote, hasta los propios Estados Unidos, caso del dibujante Josep Bartolí que desde Francia, pasó en 1942 a México;y más tarde en 1946, fue contratado por la revista norteamericana “Holiday”. Murió en Nueva York en 1995.
Otro de los emigrados fue Luis Bagaría –considerado el más importante humorista gráfico español de su época-, el cual dirigió sus pasos hacía Cuba, en donde había vivido previamente. Murió en La Habana el 26 de junio de 1940.Celedonio Melitón Otaño fue encarcelado, pero pudo salir de la prisión gracias a un magnífico mural que pintó en donde estuvo recluido. Colaboró con los opositores al Régimen, entre otros, aplicando su habilidad con la plumilla en la falsificación de pasaportes. Al ser descubierto tuvo que buscar asilo en Venezuela. Regresó a España en 1980 y falleció en Hondarribia en 2003.Ernesto García Guasp, entre otras cosas, hizo carteles en la República. Al terminar la guerra pasó a Francia y fue internado en un campo de concentración, y desde allí, pasó a México en donde siguió desarrollando su actividad artística hasta su muerte.Luis García Gallo “Coq” fue un dibujante muy activo en época de guerra, creó un personaje imitando a Franco por el que fue muy conocido Tuvo que exiliarse a Francia en donde siguió con su trabajo. Allí adoptó el seudónimo de “Coq” (Gallo en francés), por lo que muchos de por allá pensaron que era alguien de la tierra Cientos de sus dibujos se publicaron en “Jours de France”. Terminó `por regresar a nuestro país en donde murió.
Alfonso Daniel Rodríguez Castelao se marchó a la Argentina a la que estaba vinculado. Fue uno de los dibujantes mas activo del exilio, no solo en el orden artístico sino en el político, pues llegó a ser ministro de la República en el Exilio. Murió en Buenos Aires el 7 de enero de 1950.Eduardo Robles Piquer “Ras” fue un magnífico caricaturista que arrasó por donde pasó. Estuvo en México, Venezuela y Nicaragua. También se dedicó a la arquitectura y a la decoración; incluso colaboró como articulista en varios periódicos. Terminó muriendo en Venezuela en 1993.Gregorio Muñoz “Gori”, en el periodo republicano diseñó fallas en Valencia en donde había nacido Se especializó en caricatura personal en la que destacó. Fue muy conocido; llegó a colaborar incluso con el mismísimo Josep Renau.El caso más doloroso fue el del dibujante va
lenciano Carlos Gómez Carreras “Bluff”, que fue hecho prisionero al término de la guerra, encarcelado y condenado a muerte, pena que a posteriori, le fue conmutada. En la cárcel, Bluff empezó a colaborar en el periódico “Redención” que editaba la Dirección General de Prisiones, pero he aquí, que en cierta ocasión –según cuentan- hizo un dibujo con un cielo tachonado de estrellas de ¡cinco puntas! como las que usaban los comunistas. Los responsables de los que dependía el artista, pensaron que éste era incorregible por lo que decidieron retirarle el indulto y fusilarlo, cosa que hicieron en el cementerio de Paterna.Ortiz también hizo referencia a otros profesionales, pero sobre todo habló de los inconvenientes que éstos tuvieron que superar por ser fieles a sus ideas. La conferencia estuvo muy documentada y se dio en forma amena, por lo que al final, fue obsequiado con un gran y prolongado aplauso.Lamberto Ortiz “Lamber” nació en Utiel en 1952, pero ha pasado una gran parte de su vida en el Puerto de Sagunto en donde desarrolla su trabajo y en donde colabora, con una tira diaria, en “El Económico de Sagunto”. Igualmente colabora de forma esporádica, en los periódicos “Las Provincias” y “Levante” en la sección Comarcas. Hace tiempo fue noticia, a nivel nacional e internacional, al verse involucrado en una querella por una viñeta, que le publicaron en el periódico “El Económico”, que estaba relacionada con los problemas ocasionados por la reforma del Teatro Romano de dicha población.
J. M. Varona “Che”.

Wednesday, October 01, 2008

ARTHUR SZIK - “UM EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ”

A história é quase sempre escrita pelos vencedores. Não só escrita, como emoldurada, mitificada, adaptada às conveniências do poder triunfante. Por isso, e não só, o humor gráfico é um mal-amado pelos senhores que estão no poder, e pelos que o ambicionam. Contudo, a voz dos “loucos da aldeia” têm mais verdades que a verdade que se vê, e o Cartoon, o desenho de humor é fundamental para se conhecer algumas das verdades da história.
Num gesto impar de democracia e pedagogia, o Museu de Historia Alemão resolveu expor as obras do cartoonista Arthur Szik (1894 - 1951) numa exposição denominada “Desenhos contra o nacional-socialismo”. Este genial artista da sátira política nasceu em Lodz – Polónia, no seio de uma família judaica. Na adolescência foi estudar para Paris, integrando a boémia parisiense da década de vinte, contudo em vez dos cubismos, mos futurismos, do dadaismo interessou-se mais pela investigação das técnicas medievais, renascentistas do desenho, da gravura, recriando não só a beleza dessas técnicas, como o grotesco que germinou na artes desses períodos, readaptando-o para o grotesco da vida contemporânea.

Pertencendo à tribo Judaica, desde cedo conheceu as agruras da diáspora, os estigmas de seu povo procurando documentar pelo desenho todas essas vivências em sátira, em humor, uma das armas de sobrevivência que o Judaísmo desenvolveu ao longo dos séculos.
A ascensão do nazismo obrigou-o a exilar-se nos EUA onde se tornaria o cartoonista dos principais periódicos, onde usou todas as suas armas gráficas contra os novos “Atilas” (Alemães, Italianos, Japoneses…), contra a Barbárie que dilacerava a humanidade de meados do séc. XX. Essa sua luta, esse seu fulgor em batalha tipográfica levaria Eleonor Roosevelt (esposa do presidente dos EUA) a dizer que ele era um “exército de um só Homem”.

Sua mãe, e demais familiares morreram nos campos de concentração que ele desde muito cedo denunciou, e que o poder dos Aliados procuraram sempre ignorar e só muito tardiamente reconheceram como real.

Mas os seus inimigos a combater não era só o nazismo Hitleriano, Mussolinico, Franquista, Nipónico…. Era a barbárie de qualquer animal humano contra os seus irmãos. Por essa razão foi também um denunciador do racismo, do xenofobismo que le via à sua porta mericana contra os negros e outras raças, ou o anti-comunismo primário, absurdo e animalesco de McCarthy. Por essa razão, e apesar de todos conhecerem o seu lado da trincheira foi incomodado pelo Congresso americano, foi perseguido e se morreu de ataque de coração pouco tempo depois das intimidações policiais, nada pode negar que o fascismo americano foi um dos culpados da sua morte.

O judaísmo foi um alento para a sua vida, para a sua obra, razão pela qual na sua obra também se pode encontrar o louvor, o apoio à criação de um estado Judaico.



Morreu em 1951, mas a Arthur Szyk Society mantêm a sua obra de génio viva em mostras um pouco por todo o mundo. A Alemanha, e a Europa, com esta exposição redescobre a obra genial deste grande mestre do desenho, da história viva. A exposição estará patente até 4 de Janeiro de 2009, pena tenho de não poder lá ir.

Arthur Szyk - DRAWING AGAINST NATIONAL SOCIALISM AND TERROR

An exhibition of the German Historical Museum in cooperation with the Arthur Szyk Society, Burlingame, USA
Curators: Katja Widmann, Johannes Zechner
http://www.dhm.de/ausstellungen/arthur-szyk/index.html
Arthur Szyk (1894–1951) was one of the most memorable political caricaturists and illustrators during World War II. With his artist’s pencil he fought against the National Socialist regime and its Axis partners. His pieces appeared in highcirculation American magazines and daily newspapers. With his drawings and the active involvement in relief organizations, he sought ceaselessly to direct the public’s attention to the mass murder of the European Jews. The First Lady Eleanor Roosevelt referred to him as a “one-man army”. The exhibition provides a representative cross section of Szyk’s oeuvre for the first time in Germany, focusing in particular on his political drawings.

Art and Politics
Szyk grew up as the child of Jewish parents in the Russian-occupied part of Poland. His Jewish-Polish origin inspired a particular sensibility to societal prejudices and political discrimination. He formed a desire to use art for affecting society. During his art studies in Paris, he began to explore its modern trends. Rejecting abstraction, he saw medieval book illuminations and Renaissance prints as his role models. With the precision of a master craftsman, Szyk worked in a traditional and broadly understandable pictorial language to convey relevant messages. Szyk saw himself as a political artist. In the beginning, he mainly worked as an illustrator of books and historical texts. Many of his works dealt with the Jews’ situation in the European societies and the values of democracy and freedom.

The artist embellished their armor not only with their order’s cross, but also with swastikas and skulls. Through the combination of these insignia, he establishes a connection between the Teutonic Order’s expansionist rule in the Middle Ages and the National Socialist regime’s occupation policy. Together with many other political drawings by Szyk, the entire series was published in his book Ink and Blood in 1946.


Genocide and Resistance
As one of only a few artists, Szyk was already addressing the genocide of the European Jews during the war years 1939-1945. Published in newspapers and periodicals, his drawings again and again confronted the American public with the Holocaust. The artist explicitly criticized the refusal of Great Britain and the United States to take in additional Jewish refugees. Through work in political organizations, he attempted to move the United States to intervene more actively in support of the persecuted. Likewise, Szyk campaigned for the creation of a Jewish army, which was to fight alongside the Allies against the Axis. Given the ever higher numbers of victims, his works increasingly addressed Jewish armed resistance against their persecution and systematical extermination. The focus of his attention was the Warsaw Ghetto Uprising of April 1943, which Szyk placed in the tradition of the Jewish uprisings against foreign rule.
Between 1945 and 1948, Szyk created a series of nine visual national histories dedicated to, among others, his homeland of Poland and the Allied states. The detailed drawings were created to serve as decorative frontispieces for stamp albums from the individual countries. The artist grouped paradigmatic events and personalities, both past and present, around the respective national symbols.The Star of David stands at the center of this image—published in 1949—as symbol of the Zionist movement as well as of the state of Israel, which had been founded the year before. The twelve golden emblems on the columns refer to the tribes of the biblical Israel; the soldier and the farmer personify the Zionist ideal types of the “new Jews”; and the oranges and grapes symbolize the land’s fertility.
Epilogue
Szyk’s artistic work during the last years of his life was defined by two political themes. For one thing, he supported the Zionist movement in its goal of founding a Jewish state. The artist had already during the war campaigned for an increased Jewish immigration to the British mandate of Palestine. The proclamation of the state of Israel in May 1948 was the fulfillment of a long-held dream for the steadfast Zionist. For another thing, he portrayed his adopted homeland of the United States as the ideal of a society based on liberty and democracy. Even before immigrating in 1940, the artist had created works on the events and personages surrounding the War of Independence. He saw parallels between the American pursuit of national sovereignty and the Polish nation’s desire for freedom. Compelling works, however, also pointed out threats to democracy, such as the discrimination against African Americans or the excessive anticommunism of the McCarthy era.

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