Wednesday, March 07, 2007

SALÃO NACIONAL HUMOR DE IMPRENSA ACABOU

Apesar do Presidente da Câmara ter garantido a sua manutenção, quando proferiu suas palavras de circunstancia na inauguração do 20º certamen, veio agora o veredicto final de que esta iniciativa não tinha qualidade suficiente para merecer o apoio da autarquia.
Foram vinte anos a dar prémios de jornalismo gráfico. Não creio haver outras autarquias, ou outras entidades oficiais interessadas em apoiar esta iniciativa, razão pela qual considero que este salão acabou mesmo, de forma inglória e triste.
Agradeço a todos os artistas que ao longo destes anos colaboraram neste projecto, e lhe deram todo o seu apoio com as suas obras expostas

Tuesday, March 06, 2007

Glossário do Humor

Por: Osvaldo Macedo de Sousa

Ácido (Humor...) - Corrosivo; demolidor, anti-construtivo.
Anedota - Relato sintético de uma peripécia jocosa, jogando numa narrativa com fim incongruente do qual resulta a explosão de sorriso ou gargalhada; Particularidade engraçada de um facto histórico ou lendário.
BD - O mesmo que Banda Desenhada; narrativa gráfica; história em quadradinhos.
Boneco - Qualquer desenho satírico. Designação que parece depreciativa, mas se usa com simpatia entre caricaturistas.
Burlesco – Género Literário e dramaturgico de cómico; caricato que também pode ser utilizado no meio gráfico como algo feito com humor menos polido.
Caricato - Burlesco; Ridículo; Exagerado
Caricatura – Na tradição Francófona significa todo o desenho de imprensa com algum cunho irreverente, hoje substituída pelo termo Cartoon, por imperialismo anglo-saxónico. Vem de "Caricare" – exagerar em italiano. Em sentido mais restrito significa retrato exagerado (retrato-charge) ou burlesco de situação.
Caricaturista - Artista que desenha na imprensa desenhos irreverentes, ou artista que faz retrato-charge - caricaturas.
Cartoon – Termo que no mundo anglo-saxónico incorpora muita coisa, desde todo o desenho de imprensa (conhecido no meio francófono por Caricatura), ao desenho animado (termo que por vezes se sintetiza em Toons)... No sentido restrito é o desenho que satiriza uma situação, num momento datável, e que se não for publicado no momento certo ou está antecipado e não é reconhecível a sátira, ou já está desactualizado. Marlete diz que o cartoonista é como o surfista, tem que entrar na onde no momento certo, assim como sair dela senão 'quebra as costas'. Para simplificar a confusão destes termos normalmente este sentido restrito é denominado como Cartoon Editorial.
Cartoonista - Humorista que desenha cartoons.
Cartum - Brasileirismo que significa cartune.
Cartune - Aportuguesamento do termo cartoon,
Cartunista - Aportuguesamento do termo cartoonista, apresentado agora no novo Dicionário revisto pela Academia.
Chacota - Troça; zombaria, anti-humoristico porque se ri De e não Com
Chiste - Dito engraçado; piada, termo de influencia castelhana.
Cómico - Divertido; actor de comédia.
Desenho de Humor - Caricatura; cartune; ilustração, normalmente intemporal, que pode ser publicado em qualquer altura, desde que esteja enquadrado na cultura do momento e local..
Escárnio - Troça; sarcasmo, formula de se rir De e não Com, portanto anti-humorística.
Gag - Efeito cómico, metido numa sequencia normal.
Grotesco - Excêntrico; ridículo, exagerado de forma rude.
Humor – Termo cuja definição é muito difícil, já que incorpora múltiplas situações dispares. Comummente significa algo que faz rir; Graça; caricatura; cartune; ilustração cómica. Contudo Humor, que os antigos associavam aos fluidos que regem a saúde do corpo, pode ser um estado de espírito, uma forma de vida, ou uma forma de olhar a vida. O Humor na saúde é fundamental, já que é meio caminha andado para ter menos doenças, para intensificar os resultados das prescrições médicas... Um estado de espírito quando é uma pessoa "alegre", dita "bem-humorada", o que não quer dizer um humorista, ou criador de humores. Uma forma de olhar a vida, ou seja um criador de humores, o que não quer dizer que seja uma pessoa bem-humorada, já que grande parte destes criadores até é no dia a dia um 'tristes'. Através desse olhar escalpelizante, o humorista dá-nos uma visão da vida do outro lado do espelho, mostra-nos o que está mesmo à nossa frente e que não conseguimos ver, por cegueira ideológica, religiosa, clubística... O Humor é o principal inimigo dos Fundamentalismos, é a formula mais Séria de viver a vida em Democracia. O Humor verdadeiro é aquele que se ri Com a vítima e não Da.
Humor Branco - Sátira de costumes, sem conteúdo edificante de crítica social.
Humor Negro - Efeito cómico associado a situações lúgubres.
Humorista - Aquele que produz situações ou desenhos cómicos ou satíricos. Aquele que tem o dom de desconstruir o mundo, e com os estilhaços nos fazer rir na reconstrução.
Ilustração - Representação desenhada, para complemento de um texto. Pode ter cunho humorístico ou não, pode ter intervenção cartunistica ou ser apenas ilustrativo.
Ironia - Afirmação que diz o contrário daquilo que se pretende realmente exprimir. Formula humorística que não ofende, mas que mantém a agressividade da irreverência.
Paródia - Imitação burlesca. Partindo-se do original, usa-se os elementos fundamentais numa recriação paralela, com utilização do duplo sentido.
Patische - Aproveitamento de obra alheia, da técnica, do enquadramento... para recriar uma situação humorística.
Piada - Chalaça curta e oportuna; dito de espírito
Repentista - Caricaturista que é rápido na análise do modelo e na execução da caricatura.
Retrato-charge - Caricatura de uma personagem, com a estrutura de retrato. OU seja é a Caricatura no sentido restrito
Sátira - Representação jocosa e crítica. No desenho humorístico é uma das fórmulas mais irreverentes de crítica e intervenção.
Sentido de humor - Capacidade de aceitar o humor alheio, apreender e produzir sátira.
Tira-cómica – Desenvolvimento narrativo de uma caricatura em dois ou mais quadros. Enquadrado ainda no género Caricatura / cartoon é a génese da Banda Desenhada, que na cultura anglo-saxónica se chama "Comics Strip", ou seja "Comics". "Comics" tanto pode ser Banda Desenhada, como Tira Cómica Cartoon... o que de novo vem trazer confusão nas definições.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?